ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Da marcenaria com o pai a 38 revendedoras de seus produtos

Da marcenaria com o pai a 38 revendedoras de seus produtos
Por Da Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Adeilton Pereira aprendeu com o pai o trabalho de marcenaria. Aos 17 anos, ele decidiu que seguiria o mesmo caminho, mas começou o ofício por conta própria, como autônomo. O compromisso com os clientes e a qualidade do serviço fizeram com que Adeilton conquistasse a clientela e abrisse sua empresa. Em 2005 Adeilton abriu sua fábrica de móveis planejados, a Essanto, em João Pessoa, Paraíba. Uma das iniciativas que levaram ao sucesso foi a forma como ele treinou os funcionários desde o início.

“Eu comecei a treinar um funcionário para cada segmento. Um aprendeu a cortar, outro a revestir, outra a montar”, explica. Com o tempo, o empreendedor passou a se dedicar mais à gestão do negócio. Até que quatro anos mais tarde, abriu a Officina, loja que comercializa os produtos fabricados pela Essanto. Além da loja própria, 30 empresas revendem os produtos da Officina e outros sete da marca Viva, que também pertence ao empresário. “Nós criamos a marca Viva e licenciamos os produtos. A expectativa é ter nos próximos cinco anos, 50 lojas revendendo essa marca”, conta.

Nos três primeiros meses da pandemia em 2020, o faturamento da empresa caiu para menos da metade, mas a empresa não precisou demitir funcionários. Segundo ele, em setembro do mesmo ano houve uma explosão de vendas. O faturamento da empresa cresceu, mas os lucros não seguiram a mesma proporção. “Foi recorde de vendas atrás de recorde. Só que o lucro ficou comprometido pela inflação e pela escassez de matéria-prima. Esses fatores combinados acabaram prejudicando a recuperação da empresa”.

Passada a pior fase da crise sanitária e econômica, os empreendimentos seguem firmes e posicionados no mercado. Juntas, a Essanto e a Offina somam 120 funcionários, sendo ambas as empresas de médio porte. Os produtos fabricados chegam aos sete estados do Nordeste por meio de 38 pontos de venda.

Durante todos esses anos, o empresário se capacitou através de diversos cursos no Sebrae, entre eles os de processo produtivo, controle de qualidade e inovação. Ele também participou de caravanas promovidas pela instituição que possibilitaram ao empresário fazer visitas técnicas em outras empresas e acompanhar congressos do setor. “O Sebrae sempre foi o nosso grande parceiro nesses anos de empresa”, completa o paraibano Adeilton.

Esta reportagem faz parte da série de lançamento da nova Agência Sebrae de Notícias (ASN). Desde 1º de junho, o principal portal brasileiro voltado ao empreendedorismo está de cara nova: mais atraente e moderno, com navegação interativa e multimídia. O lançamento marca o aniversário de 20 anos da ASN e faz parte das ações em comemoração aos 50 anos do Sebrae. O novo projeto gráfico permite visualizar com facilidade os diversos conteúdos produzidos especialmente para o portal: notícias, séries especiais, podcasts, imagens e vídeos.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Confira a galeria de foto neste link