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Com spray desinfetante, venda de startup cresce 140% durante pandemia

Aya Tech investe em aerossol viricida e linha de antissépticos sem álcool para combater novo coronavírus
Por Redação
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Com a pandemia do novo coronavírus e o aquecimento nas vendas de produtos de higiene, a startup de nanotecnologia de São Paulo Aya Tech registrou aumento de 140% nas vendas do spray desinfetante Microbac, que pode ser usado em máscaras de pano, roupas, calçados e carros. De janeiro a julho deste ano, a empresa vendeu mais de duas mil unidades do produto, o que representou um aumento de 140% em relação ao mesmo período do ano passado

Criado em 2015, o produto já foi testado em laboratório e possui certificação da Anvisa. Ele tem em sua fórmula o polímero de silicone funcional quaternizado, um composto químico que rompe a membrana celular de vírus e bactérias, o que leva a morte desses microrganismos. A CEO da startup, Fernanda Checchinato, que é doutora em Engenharia Química, explica que o Microbac não é consumido pelos microrganismos, o que poderia gerar superbactérias ou vírus mais resistentes.

Segundo Fernanda, nos últimos meses, a empresa registrou aumento nas vendas do Microbac tanto para revendedores e empresas especializadas em higienização de ambientes como em e-commerces, onde os produtos são vendidos. Para atender o aumento na demanda, a startup dobrou o número de funcionários, ampliando o setor de distribuição e marketing. A empresa busca agora revendedores em outros estados.

“Nas últimas semanas, recebemos mais de 300 e-mails de clientes interessados nos nossos produtos. O Microbac, que possui a vantagem de matar o coronavírus e outros microorganismos em segundos, sem a necessidade de usar água e outros desinfetantes, também foi comprado por lavanderias, farmácias e outras empresas. O produto foi usado, inclusive, para desinfetar equipamentos de dezenas de lives realizadas nos últimos meses. Estamos muito satisfeitos com o reconhecimento da nossa empresa”, disse Fernanda.

Antissépticos sem álcool

A procura pelo spray desinfetante fez crescer também a venda da linha de antissépticos sem álcool “Gy”, formada por sabonete, spray e gel higienizante. Os produtos foram criados em 2019, com foco em pessoas com pele sensível, como idosos, para combater os vírus causadores da gripe. A liberação da Anvisa saiu em fevereiro, poucos antes de serem registrados os primeiros casos de coronavírus no Brasil.

Os produtos são feitos à base de óleo essencial de melaleuca – árvore muito comum na Austrália, que tem propriedades antibióticas, bactericidas e fungicidas. O sabonete e o spray têm clorexidina em sua fórmula, compostos usado na área médica e odontológica para fazer a assepsia de pacientes antes de cirurgias. O princípio ativo da clorexidina permanece ativo na pele por várias horas após a aplicação.

“Diferente do álcool 70% e de outros sabonetes antissépticos, que possuem ação apenas no momento da aplicação, o sabonete e o spray Gy protegem contra infecção de bactérias e de vírus por até seis horas. Combinado com outras medidas como uso de máscara e distanciamento social, eles são uma ferramenta importante para conter o avanço da Covid19″, explica Fernanda.

Aceleração

Fundada em São Paulo, a Aya Tech desenvolve produtos de higiene e cosméticos inteligentes, além de soluções para a indústria têxtil, o agronegócio, os setores de construção e energia. A empresa participa de ações do Sebrae desde o início.

Fernanda participou de três edições do programa de internacionalização de startups StartOut Brasil, realizado pelo Sebrae, em parceria com os ministérios da Economia e das Relações Exteriores, Apex-Brasil e Anprotec. Em 2018, após concluir a missão no ecossistema de inovação de Paris (França), a startup foi convidada para participar do ciclo de aceleração da Paris&Co, agência de desenvolvimento econômico e inovação da capital francesa.

Neste mesmo ano, a Aya Tech ficou em segundo lugar na final do desafio “Sebrae Like a Boss”, realizado na Case (Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo), maior evento latino-americano voltado para startups.

Em 2019, a startup participou do InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, realizado pelo Sebrae e Ministério da Economia, e foi reconhecida como uma das 12 empresas destaque daquela edição.