ASN Nacional
Compartilhe

InovAtiva Brasil desafia equipes do Mega Hack a proporem soluções para sua interiorização

Equipes deverão criar um projeto para democratizar o acesso à inovação em todo o território nacional
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

O Programa InovAtiva Brasil está participando como desafiante da 5ª edição de 2020 do Mega Hack, maior hackathon online do Brasil, criado pela startup Shawee, plataforma de realização de hackathons, acelerada pelo programa no ciclo 2020.1.  Esta edição do evento será promovida com apoio da Rocketseat, GR1D e Sai do Papel.

Os profissionais – sobretudo das áreas de tecnologia da informação e desenvolvimento – serão separados em equipes de cinco pessoas e terão como missão desenvolver soluções para um dos oito desafios propostos para as instituições CPFL Energia, Linker, Mercado Pago, Órama, Renner, InovAtiva Brasil, Uber e Velt Partners.

“O InovAtiva tem líderes de comunidades espalhados por todos os estados brasileiros e já impactou empreendedores e negócios de todas as regiões do país. No Mega Hack, buscamos ferramentas e instrumentos para interiorizar ainda mais o hub e incentivar os ecossistemas locais, democratizando o acesso à inovação”, explica Rafael Wandrey, Coordenador-Geral de Empreendedorismo Inovador no Ministério da Economia.

Dividido em cinco pilares, as equipes que participaram do Desafio InovAtiva precisarão apresentar respostas para as seguintes questões:

* Como aumentar o relacionamento e engajamento online de comunidades locais em diferentes estágios de maturidade?

* Como otimizar a gestão e estratégia para plataformas colaborativas de conteúdo?

* Como fomentar de forma prática ecossistemas incipientes sem cultura de empreendedorismo disseminada?

* Como fomentar o desenvolvimento de mentores/as e atrair investidores/as de fora dos grandes centros?

* Como regionalizar conteúdos e ações nacionais?

Um grupo de mentores convidados pela comissão organizadora irá analisar e selecionar até 20 projetos finalistas de cada desafio. Depois disso, as sugestões serão avaliadas por representantes da empresa desafiante que elegerão os 10 melhores projetos dentre os que lhes foram apresentados em um ranking.

“Os critérios de avaliação do Mega Hack estão aderentes a missão do Inovativa, pois estimulam a criatividade, inovação e empreendedorismo dos participantes. Acreditamos que esse Hackathon contribuirá com excelentes projetos/ideias para que possamos aperfeiçoar ainda mais o nosso premiado Programa Inovativa”, explica Eraldo dos Santos, Gestor Nacional de Projetos para Startups no Sebrae.

A proposta que se sobressair em cada um dos desafios seguirá para a terceira etapa, na qual será julgada por especialistas do mercado que nomearão a equipe ganhadora do prêmio de R$ 15 mil. Já os participantes classificados entre o 2º e 8º lugares receberão R$ 1,4 mil. O anúncio será feito no dia 27 de novembro nos canais oficiais de comunicação do Mega Hack.

Sobre o Mega Hack

Realizado pela Shawee com apoio da Rocketseat, GR1D e Sai do Papel, o Mega Hack tem finalidade exclusivamente cultural, visando reconhecer e divulgar as soluções desenvolvidas que tenham potencial inovador, estimulando a difusão do tema no meio empresarial.

Sobre o InovAtiva Brasil

Criado em 2013, o InovAtiva é um hub de aceleração, conexão e capacitação de startups brasileiras. Realizado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), o hub já contribuiu para o desenvolvimento de milhares de negócios inovadores de todo país. Fundamentado em três pilares (aceleração, ecossistema e academy), oferece uma série de produtos e programas para apoiar a criação de uma nova geração de soluções e otimizar o potencial das startups nacionais.