A startup curitibana CargOn ainda não completou um ano de existência, mas já foi premiada como uma das 10 melhores logtechs do Brasil. A proposta da startup é digitalizar totalmente o gerenciamento de indústrias e transportadoras. A inovação foi reconhecida neste mês de novembro por uma das maiores plataformas de impacto na conexão entre empresas e startups, a Open Startups.
O atual cenário global obrigou empreendedores a se reinventarem, mas o CEO & Founder da CargOn, Denny Mews, não imaginava que iniciaria as atividades da sua empresa no mercado no mesmo mês em que a pandemia chegou ao Brasil. De acordo com o empreendedor, o novo cotidiano imposto obrigou empresas a adiarem projetos, mas também abriu caminho para que a proposta da startup ganhasse espaço.
“Começamos em março, em pleno início de pandemia. Planejamos várias ações que acabaram ficando para trás. Sem dúvidas isso impactou, mas entendemos que isso abriu caminho para o digital. A ideia é para que a realidade da transportadora seja digitalizada, evitando que o motorista vá ao balcão e possa fazer um processo online”, pontua.
A CargOn é a única logtech brasileira a utilizar um aplicativo com serviço cognitivo de reconhecimento facial via Inteligência Artificial. Em parceria com a Microsoft, o recurso permite a validação do cadastro do motorista, que faz uma selfie e tira uma foto de seu documento de habilitação. A imagens são enviadas para a portaria da empresa atendida juntamente com a ordem de serviço. Dessa forma, o sistema antifraude por IA gera segurança ao motorista, ao cliente e moderniza a logística de transportes.
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Marcela Milano, o reconhecimento de uma startup paranaense a nível nacional mostra quanto o ecossistema do Estado é forte, engajado e apoia as empresas a se manterem crescendo, mesmo em cenários incertos ou em crise.
“A indicação é que as startups se mantenham conectadas dentro dos ambientes de inovação. Isso gera conexões e uma importante troca de conhecimento, experiência e de negócios entre elas. Além disso, também fica claro que quando negócios tem propósito e um modelo de negócio bem definido, o crescimento se mantém mesmo durante uma crise porque estão bem alinhados com demanda de mercado”, analisa a consultora.
A CargOn participou em 2020 do Startup Evolution, um programa realizado em parceria entre o Sebrae/PR, Governo do Estado do Paraná e a HotMilk – agência de inovação da PUC-PR. A iniciativa foi criada com o objetivo de apoiar e capacitar empresas em diferentes estágios de crescimento e, posteriormente, também auxiliou a startup a conquistar o título de Startup Revelação da regional leste durante o Conecta 2020, promovido pelo Sebrae/PR.
A premiação
O Ranking 100 Open Startups destaca anualmente as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as empresas líderes mais engajadas no ecossistema de inovação. Desde 2016, a publicação tem como objetivo proporcionar visibilidade para as empresas selecionadas pelo mercado e, dessa forma, ampliar as oportunidades para as iniciativas que se encontram em estágio adequado para a conexão com grandes empresas.
A premiação está dividida entre 29 categorias, entre elas Fintechs, Construtechs, Women Entrepreunership, Productivity, Big Data e outras. Na categoria Logtechs, a paranaese CargOn foi a única a se destacar no top 10 nacional, ocupando o oitavo lugar.