ASN Nacional
Compartilhe

Padaria artesanal afetiva se reinventa com o apoio do Sebrae e conquista espaço em São Paulo

Da criação do plano de negócios à ampliação da loja, a Ca com Fé cresceu baseada em planejamento e visão de futuro
Por Brunna Pires
ASN Nacional
Compartilhe

Em uma rua tranquila da capital paulista, o aroma de pães artesanais recém-saídos do forno anuncia mais que sabor: revela a história de coragem de uma empreendedora que transformou um sonho em realidade. A Ca com Fé Padaria Artesanal Afetiva, comandada por Carla Santos, não é apenas uma padaria, mas um projeto de vida que ganhou forma, rumo e força com o apoio fundamental do Sebrae.

A jornada começou em 2018, quando Carla decidiu tirar do papel a vontade de criar um negócio que unisse gastronomia, cuidado e propósito. Antes mesmo de abrir as portas, ela buscou apoio especializado. “Foi superimportante fazer o plano de negócios. Claro que ele foi se ajustando ao longo do tempo, mas no início foi ótimo para dar um norte”, conta Carla, ao lembrar do primeiro passo dado ao lado do Sebrae.

A Ca com Fé Padaria Artesanal Afetiva conseguiu se fortalecer no mercado com o apoio do Sebrae

E não parou por aí. Ela e a então sócia mergulharam também em cursos voltados para o setor de alimentação. “O curso foi ótimo! Aprendemos o que é e como dimensionar os valores através das fichas técnicas, as normas da vigilância e a base para formar o contrato inicial da sociedade”, relembra.

Com investimento próprio, o negócio nasceu fornecendo pães e produtos artesanais para eventos corporativos e empresas. O marco mais importante foi em 2019, quando a padaria abriu suas portas para o consumidor final — decisão que se tornaria essencial meses depois, com o início da pandemia.

Em 2019, a Cá com Fé abriu as portas para atender o público em geral

Enquanto tantas empresas sofreram quedas drásticas, a Ca com Fé resistiu. Continuou funcionando e não demitiu nenhum dos cinco funcionários que tinha na época, uma vitória que Carla faz questão de celebrar.

Virada de chave com o Sebrae

Em 2020, com a saída da sócia, a empreendedora assumiu definitivamente o comando. Hoje, a Ca com Fé Padaria Artesanal Afetiva conta com 11 funcionários e um sócio investidor.

Mas o grande salto foi quando Carla decidiu ampliar a loja. Mais uma vez, o Sebrae esteve ao seu lado, por meio do programa ALI (Agentes Locais de Inovação).

“O ALI me ajudou a tomar a decisão de ampliar e mostrar mais a cara da padaria para as pessoas. Foi a melhor coisa que eu fiz. Desde a reabertura, o movimento aumentou consideravelmente”

Carla Santos, da Ca com Fé Padaria Artesanal Afetiva

Para viabilizar a expansão, ela contou também com um empréstimo por meio do programa Desenvolve São Paulo, garantindo fôlego e estrutura para crescer ainda mais.

Hoje, a Ca com Fé colhe os frutos de anos de dedicação e de um planejamento sólido. Carla resume o papel do Sebrae na trajetória com clareza e gratidão: “O Sebrae ajudou a organizar passo a passo os objetivos que queríamos alcançar, assim como defini-los e planificá-los.”

Carla é a prova de que empreender com propósito e apoio especializado faz toda a diferença. Ela segue fermentando ideias para o futuro. Entre os próximos passos, Carla planeja retomar o contato com o mercado B2B e ampliar a oferta em plataformas de venda online.

-

  • Inovação
  • Padarias
  • Programa ALI