A vitória do filme “O Agente Secreto” no Globo de Ouro neste domingo (11) projeta o cinema brasileiro para o mundo mais uma vez. Foi a primeira vez na história que o Brasil venceu dois prêmios em uma mesma edição da premiação: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, concedido a Wagner Moura.
“A criatividade do povo brasileiro é algo extraordinário. O Brasil voltou a ser plural, criativo e respeitado, reafirmando nosso audiovisual e a potência de histórias contadas a partir da nossa História. É a retomada da liberdade criativa, do investimento em cultura e do respeito à arte nacional. O Agente Secreto nos convida a esse momento de reflexão sobre a construção coletiva da vida democrática brasileira. É hora de refletirmos”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
O Brasil é do povo brasileiro, e a democracia é um grande patrimônio de todos nós. A obra de Kleber Mendonça Filho reafirma a força da produção do cinema brasileiro, ao mesmo tempo, provoca reflexão e consciência.
Décio Lima, presidente do Sebrae
Nos últimos anos, o audiovisual brasileiro vem se mostrando um dos motores mais dinâmicos da chamada economia criativa, na qual os pequenos negócios são representativos em diversas atividades econômicas que incluem produção, animação, mas também contratação de profissionais que atuam nos bastidores, como maquiadores, figurinistas, artesãos, iluminadores, fotógrafos, motoristas, entre outros.
De acordo com o estudo “A Contribuição Econômica da Indústria Audiovisual do Brasil” realizado pela consultoria Oxford Economics, em 2024, o setor audiovisual movimentou R$ 70,2 bilhões (US$ 13,1 bilhões) no Produto Interno Bruto (PIB) do país e foi responsável por 609 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.
O longa metragem foi dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho e gravado em Recife (PE). Desde sua estreia mundial no Festival de Cannes, na França, o longa já soma mais de 20 prêmios concedidos por festivais e associações de críticos ao redor do mundo.
Selecionado pela Academia Brasileira de Cinema, O Agente Secreto vai representar o Brasil no Oscar 2026. A 98ª edição da cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está prevista para o dia 15 de março.

