ASN Nacional
Compartilhe

Oito passos para o empreendedor planejar as férias e descansar

Sebrae destaca que o planejamento é a palavra de ordem para quem deseja (e precisa) tirar alguns dias antes de começar os trabalhos em 2026
Por André Gomes
ASN Nacional
Compartilhe

Fim de ano, início de outro. Juntamente com as férias escolares das crianças, esse período pode ser o momento propício para tirar alguns dias de descanso e recarregar as baterias. De acordo com levantamento do Sebrae SP, 70% dos empreendedores brasileiros fazem ao menos uma pequena pausa durante o ano.

No entanto, a culpa por se afastar ainda fala alto. Entre os donos de pequenos negócios, 27% ficam receosos em não conferir o cotidiano da empresa e 33% acham que a produtividade cai quando não estão por perto. Para esse período não se tornar um pesadelo, o Sebrae preparou cinco passos fundamentais de como o empreendedor pode se programar e aproveitar o tão merecido descanso.

1) Defina as datas

O ideal é sair de férias quando quase não há demanda ou há redução no volume de procura.

2) Fracione os períodos

Distribua as férias em curtos períodos ao longo do ano. Em lugar de tirar um mês inteiro, o empreendedor pode se ausentar por uma semana em quatro momentos.

Além disso, dependendo da atividade do empreendedor, os feriados prolongados em 2026 serão uma oportunidade a mais para tirar uns dias para recuperar a energia. Confira as datas:

  • 3 de abril: Paixão de Cristo (sexta-feira)
  • 1º de maio: Dia do Trabalho (sexta-feira)
  • 7 de setembro: Independência do Brasil (segunda-feira)
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (segunda-feira)
  • 2 de novembro: Finados (segunda-feira)
  • 20 de novembro: Dia da Consciência Negra (sexta-feira)

3) Comunique

Avise clientes, fornecedores e colaboradores com antecedência sobre suas férias, designando pontos de contato para a resolução de problemas. É importante fazer o comunicado tanto no ambiente físico quanto nas redes sociais do negócio.

4) Aprenda a delegar

Confie na sua equipe e distribua tarefas importantes, fornecendo os recursos e o treinamento necessários para que ela possa tomar decisões e resolver problemas sem sua supervisão constante.

5) Automatização

Use a tecnologia para automatizar tarefas repetitivas, o que ajudará a garantir que a empresa continue funcionando sem sua presença.

6) Melhorias

A pausa nas atividades pode ser produtiva, uma vez que permite obras ou melhorias no ambiente da empresa, além da oxigenação de ideias para o negócio.

7) Inspiração

O empreendedor também pode aproveitar a oportunidade para conhecer um lugar que traga inspiração. É interessante programar a viagem para centros vanguardistas, dentro do segmento que você atua, ou visitar concorrentes que possam dar insights, inspirar e agregar valor ao seu negócio.

8) Organização financeira

Muitos empreendedores acabam não tirando férias por medo de perdas financeiras. Por isso, o Sebrae orienta fazer uma reserva de dinheiro para gastos futuros, como são os gastos das férias e o período de fechamento do negócio.

A Planejadora Sebrae pode ser uma ótima aliada neste processo. Acesse neste link.

-

  • férias
  • Planejadora Sebrae
  • planejamento