ASN Nacional
Compartilhe

Capital Empreendedor premia startups de RH, IA e agronegócio e inaugura nova fase de investimentos do Sebrae

Selecty (PR), Alffaia (PE) e Agromove (SP) foram as vencedoras nas categorias Negócio Destaque, Empreendedor Destaque e Empresa Mais Atraente
Por Nara Neri
ASN Nacional
Compartilhe

A 9ª edição do Capital Empreendedor, realizada nos dias 10 e 11 de dezembro, em São Paulo, confirmou o evento como um dos principais pontos de encontro entre startups e investidores do país. O evento tembém marcou uma nova fase da atuação do Sebrae no ecossistema de inovação. Ao longo de dois dias, cerca de 100 empresas e 80 a 90 investidores, entre anjos e fundos, participaram de rodadas de negócios, mentorias e painéis que culminaram na premiação das vencedoras Selecty (Paraná), Alffaia (Pernambuco) e Agromove (São Paulo).

Para o coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae, Giovanni Beviláqua, esta edição representa um ponto de virada. “Neste ano, além de preparar as empresas, o Sebrae reforçou a atuação como investidor, com a criação dos fundos Germina Sebrae, gerido pelo BTG Pactual e pelo FIP Nordeste, em parceria com a Finep e Banco do Nordeste, gerido pela Triaxis Capital”, afirma.

“É um passo importante, pois apoiamos startups na capacitação e agora também na outra ponta, como sócios de fundos que investem nelas”

Giovanni Beviláqua, coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae

Beviláqua lembra que esses fundos apoiam empresas inovadoras em toda a área de atuação do banco. E destaca a evolução do perfil das startups que chegam ao Capital Empreendedor. “A cada ano vemos empresas mais preparadas, com empreendedores mais qualificados e negócios mais diversos, muitos com impacto social e ambiental. A presença feminina nas lideranças tem se tornado cada vez mais frequente. Boa parte delas vem de programas como Inova Amazônia, Startup Nordeste e Catalisa ICT, o que mostra como os esforços do Sebrae estão integrados.”

RH, IA e Agronegócio no topo

Márcio Monson é CEO da Selecty, plataforma que representa um ecossistema completo para contratações

Na categoria Negócio Destaque, a vencedora foi a Selecty, de Curitiba (PR), plataforma de tecnologia para atração, seleção e admissão digital de talentos. A empresa oferece testes comportamentais e técnicos, videoentrevista, inteligência artificial e integração com folha de pagamento, formando um ecossistema completo para contratação.

Fundada há mais de 15 anos, a empresa se reinventou em 2021, como conta o CEO Márcio Monson: “Nós nos imbuímos de alma de startup, refizemos o software, redesenhamos a área comercial e lançamos uma nova solução mais competitiva. Sempre fomos bootstrapping (prática de iniciar e desenvolver um negócio usando apenas recursos próprios) e agora buscamos um parceiro com smart money para acelerar o crescimento. Estar frente a frente com fundos de venture capital no Capital Empreendedor faz todo sentido para esse novo momento.”

Na categoria Empreendedor Destaque, o reconhecimento foi para a Alffaia, de Pernambuco, spin-off da Capiba Software. A solução é um agente de IA que se conecta às ferramentas de desenvolvimento e gestão de times de engenharia para gerar insights sobre qualidade de código, vazão de entregas e aderência entre esforço estimado e realizado, além de um “copiloto” que estimula cultura de alta performance entre desenvolvedores.

“Esses encontros mostram que o que construímos aqui não fica atrás de nenhum lugar do mundo”, afirma Ronald Denner

CEO da Capiba e advisor da Alffaia, Ronald Denner credita ao Sebrae parte dessa trajetória. “O Capital Empreendedor tirou a estratégia do papel e trouxe para a execução. As mentorias coletivas e individuais foram muito valiosas para entender como lançar um produto, tracionar, preparar o cap table e construir uma relação inteligente com fundos de investimento”, diz.

Com operação em Recife e em Aveiro (Portugal), Ronald reforça o papel dos eventos apoiados por Sebrae e Apex para abrir portas. “Esses encontros mostram que o que construímos aqui não fica atrás de nenhum lugar do mundo. Eles ajudam a enxergar nossas deficiências, criar pontes com outros mercados e fechar contratos fora do país. É um jogo de insights e conexões.”

Giovani Beviláqua diz que, neste ano, além de preparar as empresas, o Sebrae reforçou a atuação como investidor

Já na categoria Empresa Mais Atraente, a escolhida foi a Agromove, de São Paulo, que desenvolveu um algoritmo de inteligência de mercado para o agronegócio. A solução prevê, com base em diversos dados do mercado físico, os preços de boi, milho e soja em diferentes praças do Brasil, com projeções de 30 a 90 dias.

“Eu fui produtor por mais de 25 anos e vivi na pele a volatilidade do mercado. Produtos que oscilam 30% num ano podem tirar 30% do faturamento”, conta o fundador Alberto Pessina. “Criamos a Agromove para reduzir a dependência da intuição e trazer inteligência de dados para decisões de compra e venda. O Capital Empreendedor ajudou a entender como o investidor enxerga o negócio e a nos colocar rapidamente frente a várias rodadas. Sozinho, eu levaria muito mais tempo para chegar a essas conversas.”

Um ciclo que se retroalimenta

Para Giovani Beviláqua, as vitórias de Selecty, Alffaia e Agromove sintetizam o momento do Capital Empreendedor: um evento em que o Sebrae não apenas prepara startups, mas constrói pontes estruturadas com o capital de risco.

“Temos fundos relevantes, com capacidade de avaliar e investir nessas empresas que passaram pela nossa trilha de inovação. É um passo importante para consolidar o Brasil como ambiente fértil para negócios inovadores e de impacto”, conclui.

  • Capital Empreendedor
  • Investimentos
  • Startups