De olho no potencial de empreendedorismo da Geração Z, o Sebrae fez sua estreia na edição 2025 da CCXP, megafeira de entretenimento que reúne aficionados por filmes de grandes estúdios, séries, quadrinhos, música, anime, cosplay e dublagem, entre outros apelos do universo pop, e que foi realizado de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo (SP).

A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1995 e 2010, tem a peculiaridade de ser a primeira geração a crescer imersa na tecnologia digital e na internet.
“Estamos aqui trazendo soluções para esse público jovem que pensa em empreender, mostrando que o Sebrae é para eles também”, disse Jassana Chagas, analista de marketing da Unidade de Comunicação do Sebrae Nacional.

Segundo ela, a proposta do estande na CCXP foi baseada em pesquisas que apontam desconhecimento da marca Sebrae e de sua atuação entre a Geração Z. “Nesse público, o Sebrae acaba sendo confundido com outros serviços do sistema S, como Senai e Senac. Há um desconhecimento geral sobre a gama de cursos online e gratuitos que disponibilizamos.”

Era o caso do engenheiro químico Weslley Nascimento, 28 anos, que saiu da cidade de Salto, interior de São Paulo, com a irmã Emilly, 15, para visitar pela terceira vez a CCXP e foi atraído pelas ativações interativas do estande. Moderador de lives sobre jogos online nas horas vagas, ele pensa em empreender nessa área. “Curto a área de games. Fiquei interessado nos cursos oferecidos”, contou, após receber o prêmio de participação no Super Empreendedores, duelo educativo desenvolvido pelo Sebrae inspirado no jogo Super Trunfo, de cartas colecionáveis.
Por meio da dinâmica, eram divulgados os cursos ‘Empreender na Prática’, focado em colocar em ação o empreendedorismo; ‘Design Thinking’, para melhorar os resultados nas redes sociais; ‘Desafio Liga Jovem’, competição criativa para estimular jovens a criarem soluções de negócios; ‘Escalada’, que desenvolve comportamentos empreendedores; e ‘Bora Empreender’, curso introdutório para quem quer montar um negócio.
A estratégia deu certo. Mais de 2 mil pessoas passaram pelo estande ao longo dos quatro dias do evento. E mais de 1.550 visitantes responderam à pesquisa de satisfação aplicada após participarem das interações. Os dados poderão balizar novas soluções para o empreendedorismo nesse promissor mercado geek.
-

