ASN Nacional
Compartilhe

Sebrae lança Polo de Referência em Gastronomia da Amazônia

O lançamento oficial foi realizado nesta quarta, na sede do Sebrae Nacional, com degustação de pratos típicos da região. Sede do Polo será no Sebrae Amapá
Por Camila Vidal
ASN Nacional
Compartilhe

A culinária amazônica traduz a força da floresta em sabores que carregam identidade, tradição e biodiversidade. Reforçando esse potencial, o Sebrae lançou, nesta quarta-feira (26), o Polo de Referência em Gastronomia da Amazônia, com sede no Sebrae Amapá. O evento de lançamento foi realizado na sede nacional da instituição, em Brasília, e reuniu convidados para uma degustação de pratos típicos da região.

A iniciativa nasce com o objetivo de posicionar a gastronomia amazônica como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, social e ambiental, valorizando a biodiversidade, os saberes tradicionais e impulsionando oportunidades para pequenos negócios ligados à cadeia produtiva de alimentos. O Polo propõe fortalecer a identidade cultural brasileira e ampliar a presença da culinária amazônica no cenário nacional e internacional.

Presidente, diretores do Sebrae e outras autoridades no lançamento do Polo de Referência em Gastronomia da Amazônia, no Sebrae Nacional | Foto: Larissa Carvalho

O Sebrae Amapá foi escolhido como guardião para coordenar e sediar as ações com foco na valorização da biodiversidade amazônica.

“Esse polo será uma referência para a gastronomia do Brasil e do mundo, e tenho certeza de que irá gerar empregos e renda para o povo da nossa Amazônia, esse grande bioma tão fundamental para o país”

Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional

Ele destacou, ainda, os esforços do presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre, e do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para a concretização do projeto.

O Polo busca dar visibilidade à gastronomia da Amazônia e ao uso sustentável da biodiversidade na alimentação. “A gastronomia tem a ver com afetividade, com produtos locais, desenvolvimento das comunidades que preservam a floresta de pé. O Sebrae Nacional, por meio da nossa Diretoria Técnica, fez uma grande parceria”, ressaltou Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional.

“A culinária é estratégica porque movimenta turismo, produção local e mais de 50 setores da economia”, destacou o diretor técnico Bruno Quick

Na avaliação do ministro Waldez Góes, a gastronomia amazônica é ancestral e futurista, e sinônimo de inclusão e de desenvolvimento para o Amapá e toda região amazônica.

“A experiência de hoje nos mostrou, na prática, como os sabores da Amazônia carregam identidade, memória e potencial econômico, reforçando a culinária regional como um patrimônio vivo e estratégico para o desenvolvimento sustentável”

Waldez Goés, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional

Já o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destacou o lançamento do Polo como uma estratégia nacional para fortalecer a economia a partir da culinária regional. Segundo ele, a iniciativa nasce no Amapá, mas integra uma rede articulada em todo o país, com protagonismo do Norte.

“A culinária é estratégica porque movimenta turismo, produção local e mais de 50 setores da economia. O Peru, por exemplo, mostrou ao mundo como transformar a gastronomia em marca-país, e nós vamos ter restaurantes amazônicos espalhados pelo mundo”, afirmou. Para Quick, a proposta é transformar a cultura alimentar amazônica em vetor de desenvolvimento sustentável, conectando comunidades, empreendedores e cadeias produtivas em torno de uma economia baseada na floresta em pé.

Lançamento do Polo proporcionou degustação de pratos com ingredientes da Amazônia e técnicas contemporâneas

Também estiveram presentes no lançamento a superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante; o vice-governador do Estado do Amapá, Teles Júnior, e representantes do Sebrae de todos os estados. A cerimônia também foi prestigiada pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, e pelo presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar.

Conheça a Amazônia pelo Prato

O lançamento do Polo foi marcado por uma experiência sensorial e gastronômica que convidou os participantes a vivenciar a Amazônia por meio dos sentidos — aroma, textura, cores e sabores que traduzem a biodiversidade e a ancestralidade da região. O cardápio, assinado pelos chefs Alessandra Bitencourt, Flora Dias, Socorro Azevedo, Manoel Maciel e Jucicley Gomes, apresentou uma curadoria de ingredientes nativos e técnicas contemporâneas, transformando o almoço em uma verdadeira imersão cultural.

Pratos com pescados e camarões da região amazônica no lançamento do Polo de Referência em Gastronomia da Amazônia

“Mais do que uma degustação, a proposta foi conectar o público às histórias, territórios e cadeias produtivas que fazem da gastronomia amazônica um patrimônio vivo e um vetor de desenvolvimento sustentável”, explicou Josiel Alcolumbre.

O menu incluiu entradas como ceviche de gurijuba e casquinha de caranguejo, seguidas de pratos com filhote ao tucupi e jambu, pescados e camarões regionais, além de sobremesas que valorizam insumos amazônicos, como cupuaçu, tapioca e açaí.

  • Amazônia
  • Gastronomia
  • Polo de Referência em Gastronomia da Amazônia