Se conectar com mais de 50 empresas, fechar contrato com outras dez e ainda estar na expectativa de fechar mais algumas vendas nos próximos dias. Este é o saldo para a WizoChat, uma startup paranaense ao participar, com o apoio do Sebrae, do Fórum E-Commerce Brasil 2025, em julho deste ano. No total, as 52 empresas que foram levadas para o maior encontro do setor na América Latina esperam fechar cerca de R$ 4 milhões em negociações iniciadas no evento.
O WiizoChat é um sistema omnichannel com inteligência artificial, criado para transformar o WhatsApp e outras redes sociais em ferramentas de atendimento, vendas e relacionamento. Com isso é possível reunir tudo em uma única plataforma, automatizar processos, além de enviar campanhas de mensagens em massa com acompanhamento de resultados. “Somos uma startup jovem, que completou um ano recentemente, e participar de um evento dessa magnitude foi uma experiência muito enriquecedora para nós”, comenta o cofundador Micael Lacerda.
Outro ponto muito positivo foi o interesse de possíveis investidores, que se aproximaram para conhecer nosso projeto e manifestaram vontade de investir, o que abre novas perspectivas para o futuro da nossa startup.
Micael Lacerda, cofundador do WiizoChat
Micael Lacerda ressalta ainda que os frutos da participação no Fórum E-commerce Brasil vão além dos investimentos e negócios fechados a partir do evento. “Nos proporcionou aprendizado, visibilidade e oportunidades reais de negócio que só foram possíveis graças ao apoio do Sebrae, que acreditou em nosso potencial e nos abriu portas para esse mercado”, disse.
Para o gestor de Mercado Digital do Sebrae, William Almeida, a participação dos pequenos negócios em eventos como este é fundamental para atingir o sucesso. “Para um pequeno empresário, a participação com o Sebrae no Fórum E-commerce é como ter um ingresso VIP e um guia, tudo em um só lugar. A gente não só garante um espaço para o negócio ser visto, como também o coloca frente a frente com os grandes do mercado, que talvez ele nunca tivesse a chance de conhecer sozinho”, comenta o gestor de Mercado Digital do Sebrae, William Almeida.

“Isso se traduz em mais clientes e mais vendas, porque você sai do anonimato, faz contatos que realmente importam e aprende na prática o que precisa para crescer de verdade”, completou.
Sobre o mercado
Com R$ 225 bilhões transacionados no e-commerce brasileiro em 2024 — sendo R$ 67 bilhões apenas pelas micro e pequenas empresas (MPE) —, o segmento digital deixou de ser tendência para se tornar necessidade. A projeção para este ano é atingir R$ 234 bilhões em faturamento.