ASN Nacional
Compartilhe

Protagonismo feminino marca Caravana Sebrae Delas em Petrolina

Evento fez parte do Mutirão Acredita e reuniu empreendedoras com palestra de Giovanna Antonelli sobre liderança e inovação
Por Samuel Santos
ASN Nacional
Compartilhe

O empreendedorismo feminino foi o destaque da Caravana Sebrae Delas, que desembarcou em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, na última segunda-feira (8). A iniciativa integrou a programação do Mutirão Acredita, que contou com palestras, oficinas e atendimentos voltados ao acesso a crédito, além de espaço para renegociação de dívidas. Um dos momentos mais esperados do encontro foi a palestra “Discurso do Óbvio”, ministrada pela atriz e empresária Giovanna Antonelli.

Diante de um auditório lotado, a embaixadora do Fampe Mulher – iniciativa do Sebrae de fomento a pequenos negócios liderados por mulheres – falou sobre gestão, liderança e protagonismo, compartilhando como construiu um portfólio diversificado de empreendimentos nos setores de moda, cosméticos e bem-estar. De forma descontraída e interativa, Antonelli relatou os desafios do início da carreira e ressaltou a importância da inovação em sua trajetória empreendedora.

“Ninguém está vendo os nossos ‘nãos’. O verdadeiro espetáculo acontece nos bastidores. A gente tem que acreditar nas nossas ideias, propósitos e intuição. Não pode ter medo de se expor, pois os desafios da nossa vida podem ser oportunidades disfarçadas”

Giovanna Antonelli, atriz e empresária

A empresária também compartilhou experiências pessoais e profissionais que a inspiraram a arriscar no empreendedorismo. “A gente ganha mais possibilidades quando é visto. Por isso, usem as ferramentas digitais disponíveis para jogar luz nas suas ideias. Quando as mulheres começaram a se identificar com as minhas personagens, por exemplo, senti que nascia ali uma oportunidade de negócio. Não existe uma carreira em que você não precise empreender”, afirmou.

Sobre a Caravana Sebrae Delas, a empresária, que é embaixadora da iniciativa que percorre o país valorizando o protagonismo feminino, defendeu a expansão de ações transformadoras para mulheres. “A caravana não é só um evento, é um canal que leva inspiração e mostra que é possível transformar sonhos em projetos de vida. Essa iniciativa converge muito com a forma como eu enxergo minha trajetória, feita de reinvenções, seja como atriz, empresária ou comunicadora.”

Mulheres e o acesso ao crédito

Ser empreendedora ainda é um grande desafio para muitas brasileiras. Além da sobrecarga da divisão de tarefas – como mãe, esposa e gestora –, muitas enfrentam preconceito ao buscar crédito em instituições financeiras, majoritariamente lideradas por homens.

“Muitas vezes, por questões culturais, as mulheres não se sentem à vontade para pedir um empréstimo no banco. Boa parte escuta do gerente: ‘seu marido sabe que você está pegando esse empréstimo?’. É uma carga enorme de preconceito e desinformação que prejudica os negócios dessas empreendedoras”

Renata Malheiros, coordenadora nacional do Sebrae Delas

Com o objetivo de reduzir essas barreiras, o Sebrae criou o Fampe Mulher, versão do Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa voltada a negócios liderados por mulheres. Nesse modelo, a instituição atua como avalista, oferecendo 100% de cobertura do valor emprestado – enquanto a versão tradicional cobre 80%.

“A gente percebeu que os bancos passaram a cobrar juros mais altos para mulheres, e o motivo também é cultural. Muitas vezes, quando uma empreendedora precisa indicar bens como garantia, eles estão registrados em nome de homens – pai, marido, irmão. Isso faz com que ela seja considerada automaticamente um cliente de maior risco. O Fampe Mulher vem para equilibrar essa balança”, completa Renata.

Mutirão Acredita

Após passar por Recife, Caruaru, Garanhuns, Araripina e Serra Talhada, o Mutirão Acredita encerrou sua agenda em Pernambuco no Sertão do São Francisco. Durante todo o evento, donos de pequenos negócios e potenciais empreendedores tiveram acesso a informações sobre linhas de crédito disponíveis, critérios para contratação, formas de pagamento e, no caso de inadimplentes, condições diferenciadas de renegociação de dívidas. Mais de dez instituições parceiras participaram da iniciativa, que foi realizada na Fundação Nilo Coelho.

-

  • Caravana Sebrae Delas
  • Empreendedorismo Feminino
  • Mutirão Acredita