O potencial de crescimento do comércio eletrônico nos países latino-americanos e o impacto no desenvolvimento socioeconômicos dessas nações foi tema central do webinário “O E-commerce como Motor de Desenvolvimento: Economia, Empregos e Inclusão na América Latina”.
Promovido pela Associação Latino-Americana de Internet (ALAI), o encontro on-line, realizado nesta terça-feira (15), contou com a participação do presidente do Sebrae, Décio Lima, como palestrante convidado. Também participaram especialistas e representantes de outros países latino-americanos do setor público e privado.
Lima destacou o momento positivo da economia brasileira, que contribui para o aumento do número de pequenos negócios no país, gerando emprego e renda.
O Brasil retomou políticas de inclusão e, por isso, estamos pulverizando a pequena economia em proporções inimagináveis. No ano passado, dos 1,7 milhão de novos empregos formais registrados, 1,3 milhão são originários da micro e pequena economia. 76% dos empreendedores já contam com computadores em suas atividades. Além disso, os pequenos negócios registraram um salto no faturamento das vendas online de R$ 5,0 bi, em 2019; para R$ 67 bi, em 2024.
Décio Lima, presidente do Sebrae.
Segundo ele, o maior desafio é incluir a pequena economia no mundo da inovação e da tecnologia.
“É preciso que os modelos econômicos das grandes plataformas sejam cada vez mais integrados comercialmente, para que elas possam produzir um ambiente favorável fundamental na globalização. Percebemos que, quando a pequena economia entra no cenário de inovação e digitalização, ela não se torna mais efêmera no mercado”, avalia o presidente.
Tamanho dos pequenos
Entre os convidados do webinário estava o diretor de Relações com Investidores do Mercado Livre, Richard Cathcart. Ele aproveitou a oportunidade para destacar o crescimento da plataforma nos países da América Latina, inclusive no Brasil.
Segundo Richard, a maior parte das vendas da plataforma no ano passado na região – que superaram US$ 50 bilhões – foi realizada por empresas de pequeno e médio porte. “Quanto mais cresce o fluxo de compradores no site, maior é a porcentagem de crescimento para essas empresas que também geram emprego e renda”, explicou.
O seminário on-line foi transmitido pelo YouTube da ALAI, com moderação do seu diretor executivo, Raúl Echeberría. Também participaram o CEO em SmC+ Digital Public Affairs e especialista em Política Tecnológica, Sebastián Cabello e o diretor executivo da Associação pela Indústria e Comércio Esportivo (Ápice), Renato Jardim.