Até onde a educação pode ajudar a resolver um problema ambiental enfrentado por uma comunidade com o descarte irregular de lixo orgânico? Essa é a história da professora Leila Nunes e do projeto “Mulheres de Fibra”, um dos vencedores da última edição do Prêmio Educador Transformador, do Sebrae, na categoria Educação Profissional.
O Projeto Telha Sustentável surgiu em dezembro de 2021. A ideia é dar uma destinação apropriada ao coco vendido principalmente na praça Zagury, ponto turístico em Macapá, entre outros resíduos. O teste teve início quando os estudantes adicionaram a fibra do fruto ao material cerâmico e perceberam a viabilidade do projeto: produzir uma telha sustentável e que contribui para o meio ambiente.
Além do reaproveitamento de fibras naturais do coco verde, o projeto contempla também os resíduos do caroço do açaí e da coroa do abacaxi. A professora Leila descobriu que, ao ser descartado de forma irregular, essas fibras liberam gases que contribuem para o efeito estufa e viu nessa informação uma oportunidade.
“No projeto, a gente tritura, seca e junta essas fibras com a argila para formar uma massa que vai encapsular esses gases. A partir desse material, podemos produzir telha cerâmica, tijolo de vedação, placa para isolamento termoacústico, placa para piso e outros materiais utilizados na construção civil”, Leila Nunes, professora.
Ao testar o processo, ela obteve resultados muito satisfatórios porque todos os materiais ficaram dentro do padrão normativo de porosidade e densidade. Além de um projeto de empreendedorismo, Leila promoveu também uma iniciativa de sustentabilidade.
Sobre a participação e a vitória no Prêmio Educador Transformador, a professora descreve com orgulho a experiência. “Foi emocionante, um reconhecimento nacional que valorizou não só o meu trabalho, mas também a força da educação transformadora que praticamos todos os dias com tanta dedicação, mesmo diante de tantas dificuldades”, declarou.

-
-
-
A 3ª edição do Prêmio Educador Transformador está com inscrições abertas até 10 de agosto. O objetivo da iniciativa é identificar, reconhecer e potencializar ideias e projetos educacionais inovadores capitaneados por educadores de todo o Brasil, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.
O prêmio é uma realização conjunta do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, e nos anos anteriores recebeu 6,4 mil inscrições de todas as regiões do país.
“Cada iniciativa tem o poder de mudar realidades. Inscrevam-se sem medo. O prêmio não é só sobre ganhar. É sobre dar visibilidade às soluções criadas com amor, coragem e compromisso com os alunos e a comunidade. Seu projeto pode ser a inspiração que o Brasil precisa’, completa.
-
Premiação
Os vencedores do prêmio (1º lugar) terão a oportunidade de fazer parte de uma missão internacional em Londres, a Bett UK, e a possibilidade de cursar um MBA custeado pelo Sebrae. Os segundos colocados terão acesso a uma missão nacional. Todos que ficarem em 1º, 2º e 3º lugar, receberão notebooks e mochilas. O anúncio dos ganhadores na etapa final está previsto para abril de 2026, durante a Bett Brasil do próximo ano.
Cronograma previsto
10/08/2025 – Encerramento das inscrições
12/09/2025 – Divulgação das Propostas de Projetos qualificadas
20/09/2025 a 20/12/2025– Jornadas Estaduais de Desenvolvimento
16/02/2026 – Divulgação no site oficial do Prêmio dos 1º, 2º e 3º colocados nas Jornadas Estaduais
23/02/2026 a 23/04/2026 – Jornada Nacional de Desenvolvimento
06/05/2026 – Divulgação dos projetos vencedores de cada categoria na Bett Brasil 2026