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Conheça a estudante que criou um repelente inovador e venceu o Desafio Liga Jovem

Ohana Barros e sua equipe do IFRJ desenvolveram uma solução inovadora para a competição em 2024. Inscrições na edição deste ano encerram dia 30 de junho
Por Brunna Pires
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Um adesivo repelente biodegradável ideal no combate ao mosquito transmissor da dengue foi a ideia de negócio que garantiu o ouro para a equipe da estudante Ohana Barros na edição 2024 do Desafio Liga Jovem. Além de sustentável, a solução Grudinho QUIAMA, que conquistou a categoria Ensino Médio, também foi pensada para o público de crianças neuroatípicas.

Por ser um adesivo tag, ele tem ação cicatrizante, pode ser colado em cima da picada do mosquito e ser completamente natural, ajudando a criança a não ter qualquer tipo de alergia.

Ohana Barros, estudante.

Desenvolvido por alunos do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus São Gonçalo, o projeto conquistou os jurados pela viabilidade e inovação. Além de Ohana, fizeram parte da equipe as estudantes Anna Clara Arantes Trindade, Maria Clara Castilho e a orientadora Carmelita Gomes da Silva.

De olho no futuro, as estudantes estão em busca de investidores para alavancar ainda mais a ideia e, em breve, poderem oferecer oficialmente o Grudinho QUIAMA para o público interessado. Ohana destaca a importância do Desafio para colocar de pé a ideia de negócio.

“Foi mágico. Eu não sabia da minha capacidade de ter tamanho protagonismo e da necessidade de saber empreender tão jovem. Conheci mentes muito brilhantes e foi gratificante aprender muito na trilha de capacitação que o desafio Liga Jovem proporciona”, conta Ohana.

3ª edição do Desafio Liga Jovem

Em 2025, o Desafio Liga Jovem está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (30). Nesta nova edição, são esperadas 80 mil inscrições de alunos de três categorias: do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental; do Ensino Médio, Técnico, Profissional e Tecnológico; e da Educação Superior.

A novidade deste ano é a presença – na grande final – de equipes vindas de todos os estados brasileiros, totalizando 405 alunos e 81 professores, três equipes representantes por estado. Os vencedores vão receber uma viagem internacional de até 10 dias, com tudo pago.

Para participar, os alunos deverão propor uma solução criativa e de impacto para um problema da escola ou da comunidade, utilizando a tecnologia como aliada. Pode ser a criação de site, de uma página de rede social, um aplicativo para celular, jogos, mas também pode ser o desenvolvimento de tecnologias analógicas, como formas de produção e metodologias.

Premiação

Etapas Estaduais – as equipes classificadas para a etapa nacional ganharão vales de R$ 500 por pessoa e a viagem para a etapa nacional. São contemplados com os prêmios todos os estudantes e os respectivos professores orientadores.

Etapa Nacional Presencial – Os três representantes de cada estado participarão de uma imersão em uma capital de inovação, com tudo pago.

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