ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Escolher dar certo: segundo dia do Esquenta traz histórias de superação, estratégia e inovação

Rick Chesther, Rita Batista, Thiago Emérito e Jéssica Sena compartilham visões práticas sobre como empreender, inovar e crescer com o apoio do Sebrae
Por Nara Neri
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

O segundo dia do Esquenta Sebrae — Semana do MEI, realizado nesta quarta-feira (21), foi marcado por grandes histórias, provocações e muitos insights para quem empreende ou sonha em transformar a própria realidade por meio do trabalho. A jornalista Rita Batista, com carisma e alegria, conduziu a conversa ao lado de convidados que traduzem na prática a potência do microempreendedorismo brasileiro.

Rick Chesther foi a grande voz da noite. Ex-ambulante que vendia água nas praias de Copacabana até os 40 anos, ele se tornou um dos maiores palestrantes do país, autor de best-seller e convidado até para se apresentar em Harvard. O que muitos talvez não saibam é que, em 2010, ele foi aluno da Semana do MEI, promovida pelo Sebrae.

Ele compartilhou uma dica valiosa para quem, como ele, deseja alcançar outros patamares na vida: “Perceba um Sebrae que está na porta da sua casa, em qualquer parte deste país, e se coloque na condição de aprendiz, assim como eu me coloquei. Nós temos a mania de sair da condição de aprendiz quando começamos a crescer, começamos a ter o nosso negócio, começamos a nos considerar formados. E se você achar que você está pronto, você já começou a perder para si mesmo”.

Rick Chesther contou sua trajetória no empreendedorismo. Foto: Túlio Vidal.

Em sua fala, Rick comentou diversas vezes que não escolheu como nasceu e viveu a infância, mas percebeu que podia escolher como queria seguir o resto da vida e isso, confessou, fez toda a diferença.

Eu tive o atrevimento de não desistir.

Rick Chesther, palestrante.

Com frases impactantes como “não jogue fora a sua caixa de isopor” e “não desista de alcançar seus R$ 10”, Rick reforçou que o caminho do sucesso passa pela renúncia, prática, resiliência e mentalidade estratégica. A trajetória de Rick não se construiu da noite para o dia. Ele detalhou sua metodologia de transformação pessoal ao listar a vida que se deseja ter, identificar o que o afasta desse cenário e abrir mão de tudo que o impede de avançar.

“Tinha o sonho de comer carne, de ter um tênis e abri mão de sair, de dançar, de me distrair. Eu mudei meus hábitos, mudei meu ambiente. Decidir é a primeira etapa, depois vem a renúncia e o foco na execução. Suportar o processo é o verdadeiro diferencial”, argumentou. Segundo ele, o Sebrae foi peça-chave nesse caminho. “Se você não sabe a diferença entre ter um produto e oferecer uma solução, procure o Sebrae.”

Thiago contou o papel do Sebrae no crescimento profissional de sua empresa. Foto: Túlio Vidal.

Crescer com estrutura

O cineasta piauiense Thiago Emérito também dividiu sua jornada durante o bate-papo. Filmmaker há quase dez anos, Thiago trabalha com cinema, documentários, vídeos publicitários e redes sociais. Ao buscar a formalização como MEI, descobriu no Sebrae um parceiro fundamental. “Fui em busca de informação para entender como funcionava o MEI, como abrir, quais impostos pagar. Participei de rodadas de negócio, fechei contratos e fui reconhecido pelo meu trabalho.”

Thiago destacou que trabalhar sozinho exige organização extrema. “Filmo, edito, às vezes escrevo roteiro. Precisei dizer muitos ‘nãos’ para conseguir crescer e hoje trabalho com duas agências de publicidade”, exemplificou. Para ele, acessar crédito e investir em equipamentos e capacitação seriam os próximos passos.

Hoje não estou brigando com o teto do MEI, mas quero crescer com estrutura. Quero fazer mais vídeos com a mesma qualidade ou melhor.

Thiago Emérito, cineasta.

Rita Batista costurou o encontro com provocações valiosas. “Quando o sujeito ou ‘a sujeita’ bota a cara no seu negócio, as coisas mudam. A câmera, o CNPJ, as notas, tudo isso pode parecer assustador, mas é aprendizado. Quem é criativo também precisa dominar o básico. E quem não é o melhor, pode se tornar o melhor.”

Ela também chamou atenção para as palavras de Rick sobre pensamento estratégico, ferramentas e inovação como forças fundamentais do crescimento. “Buscar conhecimento é a maior diferença entre seguir no mesmo lugar ou alcançar o extraordinário”, sentenciou.

Jéssica Sena deu dicas essenciais para estimular a criatividade do empreendedor. Foto: Túlio Vidal.

Ative o mindset empreendedor

Com uma abordagem técnica, afetiva e irreverente, Jéssica Sena, analista de inovação do Sebrae, trouxe reflexões poderosas sobre como conectar o mundo das startups com a realidade dos MEIs. “Inovação não está só na tecnologia ou em grandes plataformas. Ela mora na redução de desperdícios, no controle de custos, no aumento de clientes, na escolha estratégica de um canal de venda. Está em medir a porção certa de comida, em pesar bem um produto, em usar o WhatsApp para se comunicar com o cliente. Inovar é transformar algo simples em algo que faz diferença.”

Para Jéssica, Rick representa muito bem a mentalidade inovadora: “Ele escolheu dar certo. A inovação dele foi estar atento às oportunidades, mudar a mentalidade, buscar conhecimento e aplicar. Ele não só sonhou, ele fez. Isso é o que o universo das startups chama de mindset empreendedor.”

Ela também indicou programas e conteúdos disponíveis no Sebrae que ajudam a despertar a criatividade e transformar ideias em ação, como o Up Digital, o Decola MEI e a Jornada da Criatividade. “Todos somos criativos. A gente só precisa reencontrar essa habilidade que perdemos ao longo da vida e ativá-la.”

Programação

Se você perdeu a transmissão do segundo dia do Esquenta Sebrae, a conversa já está disponível no canal do Sebrae no YouTube. O último dia de Esquenta é nesta quinta-feira (22), a partir das 18h – acompanhe ao vivo uma conversa sobre organização financeira e acesso a crédito. Até lá!

Semana do MEI

De 26 a 30 de maio, o Sebrae promove em todo o Brasil ações presenciais na Semana do MEI. Já os eventos on-line, com duração de 1h, fazem parte da agenda do Esquenta Semana do MEI, que termina dia 22 de maio, quando o Sebrae trará especialistas para falar sobre finanças e acesso a crédito, focando na sustentabilidade do negócio.

A Semana do MEI está em sua 16ª edição e já soma mais de 3 milhões de clientes atendidos nos últimos anos. A programação tem atividades sobre comportamento empreendedor, planejamento para formalizar ou decolar seu negócio, orientações para crédito, gestão financeira, inovação, transformação digital, atendimento ao cliente, como vender mais e melhor, marketing e muito mais.

  • inclusão social
  • Semana do MEI
  • Superação