O que faz um consumidor entrar em uma loja física e concretizar a compra? Para entender melhor fatores dessa decisão e muitas outras ferramentas, além de permitir que pequenas marcas coloquem em prática as tendências do mercado, o Sebrae RS apresenta a Loja Tela. Modelo inédito no país, a loja funciona como um ambiente de experimentação para pequenos e micro negócios gaúchos testarem tecnologias e experiências que aumentam sua competitividade e desenvolvem na prática o varejo brasileiro.
O lançamento oficial ocorrerá na quinta, dia 23 de abril, no terceiro andar do Praia de Belas Shopping, em Porto Alegre. O conceito foi estruturado sob a expertise do Sebrae RS para desenvolver as empresas sob todos os aspectos de um varejo omnichanel e as aproximar das principais e atuais tendências de varejo, elevando a competitividade delas e, consequentemente, gerando conhecimento aplicável a todo o mercado.
Desde a disposição dos produtos até novidades como um provador que gera uma experiência mais agradável e envolvente, com possibilidades de ajuste de iluminação e som, que modula a roupa para a ocasião em que será usada. Tudo na loja física é pensado para que o cliente possa desacelerar e conhecer os produtos e marcas com calma, o que auxilia no projeto de compra. A Loja Tela pretende aproximar essas empresas de práticas e tecnologias discutidas nos principais fóruns dedicados ao varejo, como a NRF, por exemplo.
Para o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS e do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, o projeto foi um marco importante para o Sebrae e para o setor. “Estamos constantemente estudando e pesquisando as principais tendências no Brasil e no mundo para trazer conhecimento e inspiração ao Rio Grande do Sul. E, com base nas observações que capturamos em nossas imersões, inauguramos hoje uma iniciativa que vai impactar diretamente os empreendedores do nosso Estado. É uma entrega para dar ao varejo o grande destaque que ele merece, além de trazer para a prática dos pequenos negócios tudo o que pode contribuir para o crescimento de cada operação e do mercado de forma geral”, destaca Bohn.
“O consumidor quer muito mais do que produtos durante uma compra, então a necessidade de oferecer experiências que estabeleçam conexões emocionais faz parte dos desafios do varejo. Pensando nisso o Sebrae RS traz ao mercado a Loja Tela. Nosso objetivo é ensinar as marcas que estão hospedadas como criar esses momentos de conexão que são necessários. Além disso, permitiremos que os empreendedores testem novas estratégias de vendas e tecnologias, que antes talvez não estivessem ao seu alcance, para então ganharem em novos mercados”, destaca Ariel Berti, diretor Técnico do Sebrae RS.
Laboratório de varejo e curadoria de marcas
O projeto do Sebrae RS mescla um laboratório de varejo com uma curadoria cuidadosa de produtos de pequenos negócios. Durante o primeiro ciclo de seis meses, 23 marcas gaúchas dos segmentos de moda, bem-estar, alimentos e bebidas, e, design terão a oportunidade de apresentar seus produtos ao público. Novas marca que renovam a curadoria de produtos na loja e que têm a oportunidade de experimentar todo esse plano de desenvolvimento e aceleração que o projeto oferece serão selecionadas a cada 6 meses para participar do projeto. Inscrições para o novo ciclo já estão abertas.
“O conceito da Loja Tela baseia-se em um espaço híbrido e mutante, para testar estratégias de competitividade no varejo e potencializar pequenos negócios gaúchos. Uma tela em branco para o empresário desenhar e se conectar com o futuro do varejo”, acrescenta Fabiano Zortéa, especialista em varejo do Sebrae RS.
O espaço é assinado pela arquitetura de Vera Zaffari e conta com as seguintes marcas gaúchas: Flaya Brand, Bizet, Declari, Elisa Graef, Malebi, Tout, Pimenta Mimosa, Janine Passini, Maria Pavan, Artha, Jane Beauty, Lavanda Co, PR Saboaria, Koala, Lyovibes, Gabriel Rodrigues, Casa Tertúlia, Brazô, Geleias da Bisa, Vivente, Pala do Sul, Mon Julli e Orgânicos Mariani. Essas marcas compõem um mix que vai desde moda feminina, passando por acessórios, decoração, bem-estar, design e gastronomia.
Localização estratégica
Apesar dos avanços do e-commerce no Brasil e no mundo, 57% dos consumidores globais querem ver e sentir os produtos antes de comprá-los e 32% desejam o atendimento encontrado nas lojas físicas. É o que revela o relatório mais recente do EY Future Consumer, que contou com mais de 30 mil participantes espalhados por 30 países. Atento a esse comportamento, o Sebrae RS escolheu o Praia de Belas Shopping como sede para a Loja Tela.
Com um fluxo mensal de aproximadamente 700 mil pessoas, o shopping consolida-se como um polo de serviços, compras e lazer em Porto Alegre. “Tanto os consumidores da Capital quanto os que vêm do interior frequentam muito o shopping. E isso é importante para que os gaúchos conheçam a Loja Tela e usufruam dessa nova experiência de compra”, pontua Zortéa.
Pequenas e microempresas conectadas ao futuro do varejo
O projeto insere-se nesse contexto com um desafio ousado: equilibrar inovação e elementos tradicionais do varejo, criando um ambiente em que a tecnologia seja uma aliada na gestão do negócio e experiência do cliente para as marcas participantes.
Com a iniciativa, o Sebrae RS reafirma seu compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios e com a construção do futuro do varejo no Brasil. O lançamento da Loja Tela promete ser um marco, criando um ambiente que reflete as tendências globais do setor, em que a criatividade, a inovação e a essência do varejo caminham juntas.