ASN Nacional
Compartilhe

Sebrae e Embratur lançam Feel Brasil na WTM Latin America: projeto internacionaliza experiências autênticas do turismo

Com foco em diversidade, inclusão e sustentabilidade, iniciativa reúne 101 vivências de micro e pequenos empreendedores e marca nova etapa na promoção do Brasil como destino global
Por Nara Neri
ASN Nacional
Compartilhe

O Sebrae e a Embratur lançaram nesta segunda-feira (14), na WTM Latin America 2025, o projeto Feel Brasil, uma vitrine global com 101 experiências turísticas em 61 municípios brasileiros. Com curadoria especial do Sebrae e apoio da inteligência de mercado da Embratur, o programa busca conectar turistas internacionais a vivências brasileiras genuínas, sustentáveis e inclusivas. Mais de 70% dos roteiros são ofertadas por micro e pequenas empresas.

O projeto traz roteiros traduzidos para mais de seis idiomas, com fotos e vídeos produzidos profissionalmente. A plataforma permitirá que o turista internacional conheça e compre as experiências com facilidade, fortalecendo o turismo de experiência — uma tendência global que amplia o ticket médio e gera impacto positivo direto nas comunidades locais.

Essa iniciativa rompe a ideia de que o Brasil é só beleza natural e pouco serviço. Mostramos que temos também excelência na hospitalidade e profissionalismo. Estamos falando de experiências lideradas, em sua maioria, por mulheres e por negócios inclusivos e sustentáveis. O Feel Brasil mostra que é possível incluir os pequenos negócios no cenário internacional, e isso é simbólico para todos nós.

Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de comércio, serviços e economias de futuro do Sebrae.

“Esse é um momento especial para a Embratur. Sentíamos falta de mostrar ao mundo um Brasil autêntico, diverso e sustentável. Agora conseguimos reunir e apresentar essas experiências em um único ambiente, com acesso simplificado e padronizado, e com todo nosso trabalho de inteligência para distribuir essas informações aos parceiros internacionais”, afirmou Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, que representou no evento o presidente da instituição, Marcelo Freixo.

Empreendedores do turismo participaram do lançamento do Feel Brasil. Foto: Túlio Vidal.

Histórias que contam o Brasil real

A cerimônia contou com a participação de duas empreendedoras que integram o portfólio do projeto. Uma delas é Nilzete Santos, da Afrotours Bahia, que apresenta a experiência “Caminho dos Orixás”, em Salvador. Quando criou o projeto, há vinte anos, pensou que não daria certo devido ao preconceito com a cultura afro-brasileira. Sempre sorridente, hoje Nilzete celebra: “ver o Sebrae e a Embratur promovendo essa experiência é mais que um reconhecimento, é uma emancipação. A gente já floresceu, mas agora vamos dar frutos para o mundo todo.”

Para ela, o turista terá a oportunidade de viver o afroturismo. “O turista que leu Jorge Amado, pesquisou Pierre Verger, viu as obras de Carybé espalhadas pelo mundo, agora pode realizar esse sonho: conhecer os lugares que Verger frequentava, sentar com os pescadores que Jorge Amado descrevia, entender o que é a festa de Iemanjá, entender como nasceu o candomblé. É uma experiência pedagógica.”

Também presente no lançamento, Rachel Zanchet, do Jardim da Amazônia Lodge, destacou a importância da visibilidade para regiões afastadas e com alto valor ecológico, como a Amazônia meridional.

“Estamos no mercado há 28 anos, trabalhando com turismo técnico e científico. Temos mais de 600 espécies de aves catalogadas, algumas ameaçadas de extinção. Nosso observatório e safáris fluviais atraem estudiosos e turistas do mundo todo”, contou Rachel, que traz na ponta da língua toda a diversidade da fauna de sua região.

Com o apoio do Sebrae e da Embratur, agora temos um olhar mais planejado, que fortalece a conservação e amplia nosso alcance internacional.

Rachel Zanchet, do Jardim da Amazônia Lodge.

Além de Nilzete e Raquel, outros 44 empreendedores de todo o país terão a oportunidade de “vender” seus destinos com o apoio do Sebrae nos três dias de WTM. O Feel Brasil ainda prevê uma série de ações para promoção e comercialização das experiências até o fim de 2025, como rodadas de negócios, webinários, press trips, participação em feiras internacionais e ações de marketing digital com foco no turista estrangeiro.

  • afroturismo
  • Ecoturismo
  • Embratur