O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, participou em Curitiba, nesta sexta-feira (4), de um encontro para debater as potencialidades do Ecossistema Destino Turismo Inteligente (DTI) da capital. Com a participação de instituições como Sebrae/PR, Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT), Fecomércio PR e o Sistema Ocepar, o evento abordou as principais características do turismo inteligente na cidade e as perspectivas para o futuro da área.
A visita faz parte do projeto Sebrae Pelo Brasil, uma agenda de imersão na qual representantes do Sebrae conhecem projetos de impacto direto no cotidiano de empreendedores por todo o território brasileiro. No encontro desta sexta-feira, o presidente participou de uma reunião com representantes do turismo local e conheceu experiências turísticas na região do Centro Histórico de Curitiba.
Ao final da agenda, foram apresentados dois produtos típicos da capital, que possuem o certificado de Indicação Geográfica (IG): a broa de centeio e a carne de onça. Ao avaliar as iniciativas locais em favor do turismo inteligente, o presidente do Sebrae se coloca com um parceiro fundamental para impulsionar o turismo inteligente de Curitiba, em um trabalho conjunto com o Sebrae/PR e outras instituições.

“O trabalho realizado pelas instituições locais tornou o setor turístico de Curitiba um verdadeiro protagonista. O turismo inteligente é reflexo de uma cidade inteligente e humanizada, o que exige do Sebrae Nacional a necessidade de se tornar um parceiro incondicional do setor. Vamos, com o apoio do Sebrae/PR, intensificar a nossa presença junto ao turismo que é destaque na capital e em todo o Paraná”, afirma o presidente.
Darci Piana, vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio PR, observa que o grande exemplo que o Estado dá a outras regiões é na área de turismo é que, com o esforço conjunto de várias instituições, o setor pode ter resultados cada vez mais expressivos.
“O trabalho conjunto de todas as instituições fez do Paraná um sucesso no setor de turismo, pois há três anos o Estado registra o maior crescimento do país. O evento de hoje mostrou para o presidente Décio Lima e toda a equipe do Sebrae Nacional que a nossa união tem beneficiado, em muito, o turismo paranaense”, comenta Piana.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, a visita de Décio Lima é uma grande oportunidade de mostrar um esforço de mais de duas décadas em favor do turismo paranaense e das micro e pequenas empresas que fazem parte do setor.
“A visita do presidente é o momento de ressaltar o quanto o turismo é uma das nossas prioridades de trabalho. Curitiba, assim como todo o Paraná, tem recebido cada vez mais turistas, do Brasil e do mundo, o que exige de nós um esforço coletivo para apresentar aos visitantes um turismo inteligente, que integra pequenos negócios e, consequentemente, gera emprego e renda”, pontua o diretor-superintendente.

Exemplo para o Brasil
O encontro contou ainda com a presença de empreendedores de turismo em Curitiba e região. Somente em 2025, os pequenos negócios do setor prometem gerar cerca de 350 mil novos postos de trabalho, reforçando a tendência de crescimento do turismo paranaense: segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor teve um aumento de 7,1% entre fevereiro de 2024 e janeiro deste ano. Das 171 mil empresas turísticas do Estado, 89% delas são de pequeno porte, conforme indicam números da Receita Federal.
Jorge Tonatto, empreendedor de gastronomia do Centro Histórico da capital paranaense, observa que uma série de esforços, da parte de diferentes instituições, permitiu que a cidade tivesse uma agenda de eventos ampliada, o que contribuiu para o crescimento do setor turístico.
“Pudemos sentir este crescimento em nossos estabelecimentos. A sinergia entre várias instituições proporcionou diversas ações atrativas, das quais nós colhemos os frutos. Aqui em Curitiba, temos recebido diferentes shows e eventos que fazem com que a permanência do turista seja estendida, então é preciso que façamos um esforço para deixar um território atrativo não só para que vem de fora, mas para a população local”, pontua Tonatto.
Dentro deste trabalho de diversas instituições para consolidar Curitiba como um destino turístico inteligente, a superintendente do IMT, Tatiana Neves, aponta que o Sebrae/PR tem sido um dos protagonistas junto aos empreendedores, para que mais experiências sejam apresentadas aos turistas.
“O Sebrae/PR foi o principal propulsor do conceito de DTI em Curitiba. Quando a instituição passou a se concentrar com intensidade na promoção da ideia de um turismo inteligente, o projeto alcançou um novo patamar e impactou diretamente na produção de novas experiências turísticas na capital”, ressalta a superintendente.
Experiências turísticas
O conceito de turismo inteligente é uma estratégia que surgiu na Espanha, com o objetivo de oferecer mais visibilidade a atrações turísticas das cidades, por meio do desenvolvimento de tecnologias que favoreçam a acessibilidade e a sustentabilidade nos locais. No Brasil, a metodologia DTI foi implantada em 2021 e, desde, então, promove boas práticas para tornar os destinos turísticos mais inteligentes.