![](https://agenciasebrae.com.br/wp-content/uploads/2025/02/139A0203-scaled.jpg)
O estande do Sebrae na 3ª edição do Encontro de Prefeitos e Prefeitas atraiu a atenção de gestores municipais de todo o Brasil. O foco da entidade foi apresentar, durante o evento, o programa Cidade Empreendedora, que busca impulsionar os resultados socioeconômicos dos municípios.
Conheça mais sobre o Cidade Empreendedora.
A iniciativa leva estratégias de empreendedorismo para a administração pública, em eixos estratégicos como simplificação, inovação, compras públicas e acesso a crédito. De acordo com o coordenador do programa Cidade Empreendedora do Sebrae/PA, Nildo Cardoso, a procura pelo Cidade Empreendedora durante o evento foi intensa.
“Tivemos a participação de muitos prefeitos, bem como dos próprios funcionários, para saber as experiências de outros municípios”, revela. “Aqui também sabemos o que está acontecendo no Brasil, vemos as experiências positivas que a gente pode adaptar, customizar para nossa realidade lá no Pará. Então, foi muito bacana toda essa intensidade empreendedora”, completa Nildo.
Sebrae na COP 30
Com a proximidade da COP 30, em Belém do Pará, ações de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Sustentabilidade e Governança) do Sebrae foram destaque no evento. O diretor-técnico do Sebrae/MT, André Luiz Schelini, ressaltou a importância da agenda de descarbonização com apoio dos pequenos negócios.
É preciso transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil. Estudos recentes publicados em 2023 pela Organização de Cooperação de Desenvolvimento Econômicos (OCDE) afirmam que não dá para alcançar a sustentabilidade plena sem envolvimento dos pequenos negócios.
André Luiz Schelini, diretor-técnico do Sebrae/MT.
O trabalho do Sebrae/PA antes da COP 30 se concentra em quatro eixos temáticos: mobilidade urbana, hospitalidade, economia criativa e alimentação. Para Nildo Cardoso, a capital paraense já está respirando o evento internacional.
“A gente já tem muita procura, muito atendimento voltado para a COP em nossa sede. Praticamente dobrou o movimento geral em busca de orientações. Temos contribuído junto ao governo, com a prefeitura, dando esse suporte para as nossas micro e pequenas empresas”, afirma.
Governança Colaborativa
O diretor-técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, foi o mediador do painel “Governança Colaborativa: casos e estratégias para o futuro dos territórios” no último dia do evento. O encontro promoveu discussões sobre boas práticas, ações de facilitação e mostrou o caso de sucesso da prefeitura de Baturité (CE).
“O Sebrae tem um papel fundamental por ser um grande animador dos setores produtivos. Queremos promover um ambiente de melhoria de negócios que existe hoje com o poder público. O Sebrae conecta tudo isso à proposta de geração de emprego e renda, que é fundamental”, analisa Alci.