ASN Nacional
Compartilhe

Sebrae conquista assento no Comitê Gestor do Simples Nacional

Medida confere mais equilíbrio às decisões tomadas nesse colegiado, assegurando representatividade às instituições que defendem os direitos das micro e pequenas empresas
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

O Sebrae, de forma inédita, vai assumir um assento no Comitê Gestor do Simples Nacional. Essa conquista foi assegurada por meio do PLP 147/2019, que criou o MEI Caminhoneiro, e transformou-se na Lei Complementar nº 188/2021 (regulamentada pelo Decreto 10.938 publicado nesta sexta-feira, 14 de janeiro). A instituição já havia apresentado esse pleito por diversas vezes, sem nunca alcançar êxito.

Na avaliação do presidente do Sebrae, Carlos Melles, a medida vai trazer mais equilíbrio às decisões do Comitê. “Até então, esse colegiado era composto unicamente por representantes das administrações tributárias da União, Estados e Municípios. Com a inclusão do Sebrae, além de representantes da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais, o Comitê Gestor do Simples Nacional passa a contar com a participação efetiva de instituições que defenderão os interesses e os direitos dos pequenos negócios brasileiros”. Melles destaca ainda a importância da inovação implementada pela Lei Complementar 188, que determina que as resoluções serão aprovadas por 3/4 dos membros, mas decisões que retirem ocupações do MEI terão que ser tomadas por unanimidade.