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Sebrae impulsiona pequenos negócios e inovação no setor de moda autoral

Participação no São Paulo Fashion Week leva capacitação a empreendedores de diversos estados
Por Por Alexandre Raith
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O São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontece na capital paulista até 21 de outubro, destaca-se não apenas como um espaço de tendências e criações inovadoras, mas também como uma plataforma de apoio aos pequenos negócios, especialmente na área de economia criativa. O Sebrae, presente como expositor, tem um papel fundamental nesse cenário, promovendo ações que visam capacitar e conectar empreendedores do setor de moda.

Kamila Merle, gestora nacional de Moda do Sebrae. Foto: Túlio Vidal.

Segundo Kamila Merle, gestora nacional de Moda do Sebrae, empreendedores de diversas regiões do Brasil participam das ações no SPFW em busca de inspiração e para aprimorar a qualidade de seus produtos, além de compreender as novas tendências do mercado.

O Sebrae organiza missões técnicas, que são visitas a museus, lojas e centros de moda, com o acompanhamento de consultores. Essas ações são uma oportunidade para aprender sobre posicionamento de marca, vitrinismo, produtos sustentáveis, entre outras boas práticas que podem ser incorporadas nos negócios.

Kamila Merle, gestora nacional de Moda do Sebrae.

Um exemplo da importância do aprendizado é a empreendedora Rita Gonçalves, que abriu um ateliê de crochê em 2017, em Macapá (AP). Hoje, ela tem sete funcionárias e, por meio das redes sociais, vende vestuário e acessórios para diversos estados brasileiros e países do mundo todo, como Estados Unidos, Portugal e França.

Rita Gonçalves, dona de um ateliê de crochê em Macapá (AP), faz parte de missão empresarial ao SPFW organizada pelo Sebrae. Foto: Túlio Vidal.

“O meu ateliê é um bebê ainda, mas confesso que o Sebrae foi uma mãe durante a gestação desse negócio. Minha loja é uma das primeiras com produtos de crochê no estado. Fui muito ousada. Nunca imaginei que daria tão certo”, comemora.

O estande do Sebrae no SPFW também se torna um ambiente criativo para estudantes e futuros empreendedores. Os visitantes têm a chance de experimentar looks, fazer fotos profissionais e receber links de acesso aos e-books de cursos relacionados à sustentabilidade e economia criativa. Essa interação gera relacionamentos valiosos, proporcionando uma experiência imersiva no mundo da moda.

Desafios e oportunidades

O cenário para pequenos negócios no Brasil apresenta muitos desafios, como acesso a crédito e o desenvolvimento da competitividade. O Sebrae atua para mitigar essas dificuldades, oferecendo programas, projetos e rodadas de negócios que visam fortalecer as pequenas empresas do setor.

Por isso, a presença do Sebrae no SPFW evidencia um compromisso com o fortalecimento dos pequenos negócios na moda e na economia criativa. À medida que o setor evolui, a busca por sustentabilidade e inovação se torna cada vez mais central, e o apoio é essencial para que os empreendedores possam superar desafios e aproveitar as oportunidades.

“As pequenas empresas representam mais de 98% de todas as empresas da cadeia produtiva da moda no Brasil e, apesar das dificuldades, muitas estão na vanguarda da inovação ambiental”, ressalta a gestora nacional de Moda do Sebrae. Ela cita como exemplos calçados feitos de látex, tecidos desenvolvidos a partir de algas de lagos, além de materiais criados com fibras de banana, abacaxi e açaí. “Essas iniciativas não apenas destacam a criatividade dos empreendedores, mas também mostram um compromisso crescente com a sustentabilidade.”

Tal mudança no mercado de moda reflete o comportamento do consumidor. Apesar do domínio do fast fashion, uma nova geração de consumidores está começando a valorizar a origem e o impacto das peças que adquirem. Essa nova visão é promissora e pode transformar o mercado.

Rony Alencar é proprietário de um ateliê de moda feminina em Macapá (AP). Foto: Túlio Vidal.

Proprietário de um ateliê de moda feminina em Macapá (AP), Rony Alencar é um dos empreendedores participantes das missões técnicas do Sebrae ao SPFW. Atento às novas tendências e inovações do mercado da moda, ele já projeta mudanças.

“As ações realizadas pelo Sebrae no evento nos permitem conhecer não somente o funcionamento de empresas, mas também iniciativas ligadas à sustentabilidade. Estou pensando em uma reforma no meu ateliê para aproveitar melhor a claridade solar para economizar energia. Além disso, descobri materiais e fontes de matéria-prima mais sustentáveis que posso, a partir de agora, utilizar no meu trabalho”, afirma Alencar.

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