ASN Nacional
Compartilhe

Mercopar inicia com tom otimista para geração de negócios

Maior feira de inovação industrial da América Latina abriu ao público nesta terça-feira (15) e segue até sexta-feira (18), em Caxias do Sul, na serra gaúcha
Por Sebrae RS
ASN Nacional
Compartilhe
O governador Eduardo Leite durante acerimônia de abertura da Mercopar 2024. Crédito: Zé Carlos de Andrade.

Com um discurso otimista baseado no que o Rio Grande do Sul já fez para se recuperar das enchentes de maio e na capacidade da Mercopar de conectar a indústria com o futuro, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, abriu, nessa terça-feira (15), a 33ª edição da Mercopar, a maior feira de inovação industrial da América Latina. Promovida pelo Sebrae RS em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), o evento segue até sexta-feira (18), em Caxias do Sul.

Para o governador, a geração de negócios que a Mercopar representa contribui para que o Rio Grande do Sul seja a quarta economia do país, mesmo sendo o sexto estado brasileiro em população. “Somos o terceiro estado na indústria de transformação, o quarto em exportação industrial e o primeiro em inovação nos rankings nacionais. A Mercopar tem participação nisso, porque transforma o DNA do povo gaúcho, que é empreendedor, trabalhador e tem apreço pelo conhecimento, em geração de riqueza”, avaliou Eduardo Leite. Ele adiantou que trabalha em um plano de desenvolvimento focado em conectar o estado com tendências de futuro, o que, para o chefe do executivo gaúcho, é exatamente o que a feira faz há anos. “Saúdo a Mercopar pela sua capacidade de gerar riqueza”, complementou.

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn. Crédito : Zé Carlos de Andrade.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn, ressaltou que a Mercopar é realizada pelo fomento dos negócios e está amparada em duas premissas que andam juntas. A primeira é a base da vida em sociedade, a prática histórica repetida ao longo dos séculos e que moldou a economia moderna. E a segunda é a inovação, que ele classifica como condição para a sustentabilidade das empresas em qualquer setor econômico. “Vocês vão perceber que esses dois conceitos estarão mais unidos do que nunca. A Mercopar é uma oportunidade para conhecer mais do que o Rio Grande do Sul tem a oferecer para o Brasil e o mundo”, reiterou.

A Mercopar

Essa vitrine está disposta em 38 mil m², sendo 17 mil m² destinados aos mais de 550 expositores e 90 startups, ampliando em 2 mil m² a totalidade de área ocupada pelos estandes na edição anterior. A feira foi 100% comercializada e está focada na geração de negócios, com expectativa de mais de cinco mil rodadas de negócios. Promotor da feira, que ocorre ininterruptamente desde 1992, o Sebrae RS ganhou a parceria da Fiergs em 2019, o que contribuiu para o crescimento do evento em diversas áreas. “Somamos a nossa expertise, de quem é por natureza próximo dos negócios, com a da cadeia industrial”, disse Bohn, acrescentando que a Mercopar está mais global e conectada com o mundo a cada ano.

A cerimônia de abertura encerrou com um brinde em desejo ao sucesso desta edição e com o anúncio da próxima: 14 a 17 de outubro de 2025.

MERCOPAR 2024

Quando: 15/10 a 18/10
Horário: das 13h às 20h
Onde: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva (R. Ludovíco Cavinato, 1431 – Nossa Sra. da Saúde, Caxias do Sul)
Realização: Sebrae RS e Fiergs
Programação completa e informações adicionais: https://feira.mercopar.com.br/24

  • Indústria
  • Inovação
  • Mercopar