ASN Nacional
Compartilhe

Cidade Empreendedora difunde atuação e resultados na Marcha dos Prefeitos

O programa criado pelo Sebrae é focado no desenvolvimento territorial dos municípios, com atuação em todo país em mais de 1,3 mil cidades atendidas
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

Com expectativa de atingir um número cada vez maior de cidades participantes, o programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae voltada para promover o desenvolvimento econômico local nos municípios, integra a programação da instituição na Marcha dos Prefeitos, evento que reúne milhares de lideranças municipais, em Brasília (DF), entre os dias 25 e 28 de abril. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e demais participantes da Marcha terão a oportunidade de conhecer mais sobre o Cidade Empreendedora, ao visitarem o espaço do Sebrae na Marcha.

O programa, executado em todas as unidades da federação do país, é focado em melhorar o ambiente de negócios das cidades, usando metodologias avançadas de inovação, desburocratização, aumento da competitividade entre outros pilares. Até março de 2022, o Cidade Empreendedora havia chegado em 1.349 municípios, alcançando um percentual de 24% de todo Brasil.

São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná são os estados com mais adesões ao programa, com 454, 218 e 118 municípios participantes, respectivamente. Até o fim do ano, o objetivo é chegar a 1.500 cidades. Em estados como São Paulo, Roraima, Rondônia e Espírito Santo o programa já atendeu mais de 70% dos municípios. Roraima e Rondônia são destaques na atuação com quase 100% de adesão.

O analista de desenvolvimento territorial do Sebrae e gestor do Cidade Empreendedora, Maurício Tedeschi, destaca o perfil de pluralidade do programa como um dos seus maiores diferenciais. “Temos dez eixos de atuação: desburocratização, compras governamentais, sala do empreendedor, marketing territorial, inovação e sustentabilidade, crédito e cooperativismo, gestão municipal, lideranças locais, empreendedorismo nas escolas e inclusão produtiva. Explorando o potencial das cidades com todos esses eixos, conseguimos resultados incríveis de desenvolvimento como geração de emprego e renda, aumento no número de empresas abertas, melhoria no posicionamento estratégico das cidades em níveis regional e nacional”, comenta.

São cidades como Lagoa do Barro no Piauí, que é integrante do Cidade Empreendedora e possui um dos maiores parques eólicos do país; ou Pinhauzinho, em Santa Catarina, que após um intenso processo de desburocratização conseguiu integrar o ranking nacional de dispensas e alvarás com mais de mil atividades econômicas simplificadas em 2021, entre outros. Para Tedeschi, a abrangência do programa é fundamental para abarcar cada vez mais cidades participantes.  “Estaremos na Marcha dos Prefeitos prestando todo atendimento aos líderes municipais, mostrando como o programa funciona, quais são as oportunidades e o impacto nos municípios. O objetivo é receber e contribuir com o desenvolvimento das nossas Cidades Empreendedoras por todo país”, afirma.