A preocupação com o meio ambiente e a promoção de práticas sustentáveis tem envolvido consumidores e donos de pequenos negócios. É o que mostra pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que aponta que 88% da população tem adotado mais de cinco práticas sustentáveis no cotidiano. Evitar jogar lixo nas ruas, evitar o desperdício de água, de comida e de energia, reduzir a produção de lixo, reaproveitar a água e adotar serviços compartilhados são algumas das ações realizadas.
Entre os microempreendedores individuais (MEI), a sustentabilidade também recebe uma atenção especial. De acordo com pesquisa do Sebrae, que relacionou dez ações de sustentabilidade e questionou quais delas eram praticadas nas empresas, houve crescimento em todas as medidas; e a iniciativa mais praticada pelos MEI é o controle do consumo de energia (para 75% dos entrevistados), seguida do controle do consumo de água (67%) e da separação de lixo para coleta seletiva (64%). Já entre as micro e pequenas empresas, a única medida que registrou queda foi o controle do consumo de energia, que foi citado por 74% dos entrevistados em 2022 e 70% este ano.
“Para além de uma questão de respeito ao meio ambiente e às demandas de consumidores cada vez mais esclarecidos e exigentes, a pauta da sustentabilidade ambiental também diz respeito à redução dos custos de operação dos pequenos negócios, com a diminuição do desperdício e aumento da eficiência”, ressalta o presidente do Sebrae, Décio Lima. “A sustentabilidade é um conceito que não tem mais volta e a missão do Sebrae é ser parceiro das empresas nesse caminho”, completa.
Iniciativas
O Sebrae tem realizado programas e ações com o intuito de impulsionar o assunto entre os microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Uma dessas ações é o programa Inova Amazônia, que já atendeu mais de 800 startups da região para estimular ideias inovadoras que promovam a bioeconomia. O programa também está nos biomas do Cerrado e do Pantanal.
No ramo dos bares e restaurantes, o Sebrae também tem construído parcerias para aprimorar os produtos e prática dos pequenos negócios. Uma delas é o Conexão Abrasel, realizada com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. O portal oferece capacitações que abordam temas como eficiência energética, gestão de resíduos e alimentos de origem.
Já no campo da moda, o Sebrae lançou neste ano o Guia de Moda Sustentável. O material traz informações e dicas para os empreendedores do segmento da moda se alinharem com a tendência eco-friendly.