O maior programa de apoio ao desenvolvimento de pequenos negócios inovadores da região Nordeste, o Startup NE, está com inscrições abertas até 22 de setembro de 2024. Durante o ciclo 2024-2025 do programa, o Sebrae, em parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), apoiarão, de forma gratuita, os empreendedores nordestinos a transformar ideias em negócios sustentáveis e escaláveis por meio de mentorias, capacitações e acesso a investimentos.
O Programa Startup NE faz parte da estratégia nacional do Sebrae de desenvolver a região Nordeste, impactando diretamente o ecossistema de inovação regional, gerando e impulsionando negócios inovadores ou de base tecnológica. Para isso, serão investidos R$ 33 milhões, sendo R$ 25 milhões do Sebrae e R$ 8 milhões das FAPs.
Neste novo ciclo vamos colocar mais recursos para impulsionar ainda mais o desenvolvimento econômico local com a criação de startups e com geração de empregos.
Victor Melo, analista de Inovação do Sebrae Nacional
Segundo ele, desta vez os editais lançados querem atingir mais propostas do interior dos estados e promover negócios inovadores mais inclusivos para segmentos representativos da diversidade, como pessoas com deficiência (PCD) e LGBTQIAPN+. O edital do Piauí será lançado em breve. Dos demais estados, já foram lançados e estão disponíveis na página do programa.
Mais oportunidades
A expectativa do Sebrae é, neste novo ciclo, alcançar mais de 3 mil startups inscritas para a seleção das propostas de pré-aceleração (fase eliminatória) e aceleração. Ao final da jornada, 600 pequenos negócios dos noves estados da região receberão um incentivo financeiro por meio da Bolsa Sócio Empreendedor, no valor de R$ 6,5 mil mensais, durante 6 meses, e mentorias com foco em mercado e investimentos.
O primeiro ciclo de desenvolvimento de negócios do Startup Nordeste (2022-2023) recebeu 2.557 inscrições de todo o Nordeste, apoiando 1.820 iniciativas, sendo 358 startups e 562 bolsistas. As startups aceleradas captaram R$ 30,6 milhões em capital de risco e editais de fomento, enquanto o Sebrae investiu R$ 19,2 milhões diretamente em bolsas de fomento. Além disso, 54% das startups aceleradas relataram aumento no faturamento ainda durante o programa. Como impacto, mais de 300 novos negócios foram gerados.
Fazendo a diferença
Há dois anos em operação, a startup maranhense Compesei oferece uma plataforma de compensação de créditos de carbono para empresas, instituições públicas e eventos. De acordo com a CEO da Compensei, Vilena Silva, as perspectivas para o crescimento do negócio são extremamente positivas, com um mercado cada vez mais receptivo a práticas sustentáveis e a atuação se expandindo para diferentes setores e regiões do país.
Ela destaca que participar do Startup NE foi fundamental para o desenvolvimento da empresa.
Por meio do programa, conseguimos estabelecer parcerias estratégicas que nos permitiram implementar projetos de descarbonização em grandes eventos e cadeias produtivas complexas.
Vilena Silva, CEO da Compensei
Além disso, Vilena conta que o Programa ajudou a Compensei a aprimorar as ferramentas de medição e compensação de carbono, tornando os serviços mais robustos e confiáveis para os clientes.
Em busca de novos mercados
Em Sergipe, a startup No Code School é uma escola de programação direcionada para capacitação profissional no uso de plataformas que permitem o desenvolvimento de um produto ou serviço digital sem a necessidade de programador. Em menos de dois anos de operação, a empresa já ultrapassou a marca de atendimento de 900 alunos certificados e mais de 7 mil pessoas impactadas pelos treinamentos.
O CEO da No Code School, Ederson Manoel, explica que participaram do Startup NE no começo da operação. Ele considera que esse momento foi um divisor de águas ao permitir a estruturação do negócio. Durante o programa, a startup foi vencedora estadual do Sebrae Like a Boss e, neste ano, foi uma das cinco startups brasileiras escolhidas para representar o Brasil no Angola Startup Summit.
O programa permitiu que tivéssemos recursos financeiros para focar 100% no negócio, melhorar nosso produto, desenvolver nossa tecnologia e aprimorar a comunicação com ações de marketing. Também nos deu condições para prospectar clientes em outros estados, contratar pessoas, além do suporte gerencial para avaliar todos os nossos indicadores.
Ederson Manoel, CEO da No Code School