Grandes eventos beneficiam diversos setores econômicos. Ao longo do ano, o Rio de Janeiro vem sediando diversas solenidades ligadas ao G20, fórum internacional que debate questões políticas, econômicas e financeiras. Pensando em possibilidades para os pequenos negócios do estado, o Sebrae Rio preparou orientações para inovação e aumento de receitas. O material é gratuito; acesse aqui.
O Rio de Janeiro é uma das cidades com maior potencial para receber congressos, eventos corporativos e feiras. O G20 traz 85% da economia global, 75% do comércio mundial e 2/3 da população do planeta estarão com os olhos voltados para o nosso estado. São inúmeras oportunidades para quem empreende, mas é preciso ter um planejamento eficaz para atingir as metas estabelecidas.
Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio
Os pequenos negócios ligados às atividades econômicas do estado precisam estar atentos às parcerias estratégicas, participação em eventos relacionados ao fórum, ações de marketing e oferta de novas linhas de produtos e atividades. O Rio de Janeiro conta com mais de 1,7 milhão de pequenos negócios, sendo MEI (1,1 milhão), Microempresa (488,1 mil) e Empresa de Pequeno Porte (98,4 mil). Por setores essas empresas estão distribuídas da seguinte forma: Serviços (49,39%), comércio (24,61%), indústria (16,77%), economia criativa (5,24%), turismo (3,73%) e agropecuária (0,26%).
Dentro desse contexto, as cidades-sede recebem diferentes oportunidades porque mobiliza as economias locais, fomentam negócios, geram trabalho e destacam o local como destino turístico.
Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio