São 190 metros quadrados pensados de forma a reduzir o impacto no meio ambiente. Com estruturas metálicas oriundas de outros projetos e materiais que serão destinados à reutilização – como o MDF, a parte elétrica, lonas e napas –, o espaço do Sebrae montado na ABF Franchising Expo 2024, em São Paulo, foi o vencedor do Prêmio Estande Sustentável, na categoria “Grande”, voltada a áreas acima de 120 metros quadrados. O evento é a maior feira de franquias do mundo, que ocorre desde 26 de junho e termina neste sábado.
“Estamos sempre buscando as melhores práticas, em termos de sustentabilidade, nos nossos espaços em feiras de negócios pelo Brasil inteiro. Esse prêmio, em um evento tão grande e com estandes muito estruturados, é um reconhecimento do nosso esforço e trabalho dentro dessa agenda ambiental”, afirma Jassana Chagas, analista da Unidade de Comunicação do Sebrae, área responsável pela concepção do projeto.
Um café montado dentro do estande utilizou copos sustentáveis, também no esforço de reduzir o impacto no meio ambiente e levar essa mensagem ao público que circulou no evento. A expectativa é de que 60 mil pessoas circularão nos quatro dias do evento, que termina neste sábado com mais de 400 expositores.
Árvores plantadas
O estande do Sebrae recebeu ainda um certificado de plantio de 20 árvores nativas em um projeto de reflorestamento em área degradada na Amazônia. A ação partiu espontaneamente da Químea Inteligência Ambiental, uma franquia do Rio Grande do Sul. Ela e outras 19 marcas foram levadas pelo Sebrae para expor no estande da instituição. Para cada uma, Marçal Paim da Rocha, fundador da Químea, garantiu gratuitamente o plantio de uma árvore, totalizando 20 mudas, que podem ser acompanhadas por georreferenciamento a partir de um QR Code.
O projeto se chama “Floresta da Químea”. Por meio dele, Marçal oferece aos clientes a possibilidade de plantar uma árvore. O empreendedor transformou uma dissertação de mestrado, sobre gerenciamento de resíduos, em negócio, montando a Químea, que presta consultorias a empresas tanto na adequação às normas ambientes quanto na promoção de ações sustentáveis. Ele tem uma unidade própria e 58 franquias espalhadas pelo país.
Mesmo diante da dificuldade de voos no Rio Grande do Sul, tendo de chegar dias antes em São Paulo e só voltar dias depois do encerramento do evento, Marçal fez questão de estar na ABF Franchising Expo 2024, no estande do Sebrae, que o apoia na expansão de sua empresa no formato de franquia. Com um chimarrão na mão e um painel feito de forma espontânea com a tela do seu computador, em que promove outras franquias gaúchas que não puderam estar no evento, Marçal reflete sobre a tragédia climática que assolou seu estado.
“As pessoas já vinham em uma tomada de consciência sobre a degradação do meio ambiente, mas depois de tudo que ocorreu no Rio Grande do Sul, a lição foi dada da pior maneira possível. Acho que vai ocorrer uma melhora do mercado no qual atuamos. Sempre foi preciso um esforço de convencimento grande para mostrar a necessidade de medidas mais sustentáveis, agora parece que as pessoas tendem a não ignorar temas tão urgentes. Todos vimos que ninguém segura a força da natureza”, afirmou Marçal.