Dezessete prefeitos capixabas foram premiados na noite da última quinta-feira (05) durante a cerimônia do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). O evento reconheceu tanto gestores, quanto projetos implementados pelos municípios, que tem como objetivo o desenvolvimento de políticas públicas que priorizem a melhoria do ambiente de negócios nas cidades.
Os projetos premiados levaram em consideração os resultados positivos já comprovados de influência para o surgimento, desenvolvimento e competitividade dos pequenos negócios em seus municípios.
“Esta premiação tem uma importância ímpar, pois valoriza e divulga as boas práticas de gestores preocupados com o desenvolvimento local, e que criam condições para aprimoramento do ambiente de negócios. Nós entendemos que as micro e pequenas empresas são o que sustentam a economia, representando há alguns anos o saldo positivo de empregos no país, e no Espírito Santo não é diferente. Então quando vemos prefeitos e gestões que apostam nos pequenos negócios, apresentando projetos e desenvolvendo boas políticas públicas para o setor, certamente temos prefeitos que estimulam cada vez mais o empreendedorismo, gerando emprego e renda para a cidade”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
Ao todo, as 36 prefeituras capixabas e os 49 projetos inscritos no Prêmio disputaram em oito categorias previstas no regulamento: Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; Empreendedorismo na Escola; Inovação e Sustentabilidade; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Desburocratização; Compras Governamentais; Sala do Empreendedor; Cidade Empreendedora.
“O Sebrae está cumprindo um papel muito importante levando o desenvolvimento para todos os municípios do Espírito Santo. No momento em que você oferece esse incentivo ao gestor municipal para ele formar um bom ambiente de negócios e construir o seu plano municipal de desenvolvimento, isso nos ajuda a fazer com que as pessoas tenham mais qualidade de vida e mais oportunidades”, ressalta o governador do estado, Renato Casagrande.
As cidades capixabas premiadas foram: Muqui, Colatina, Jerônimo Monteiro, Montanha, Atílio Vivácqua, Iúna, Vargem Alta, Santa Teresa, Serra, Cariacica, Dores do Rio Preto, Anchieta, Ecoporanga, Nova Venécia, Montanha, Viana e Vila Velha.
O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, foi o vencedor na categoria Cidade Empreendedora. Segundo ele, o desenvolvimento de políticas públicas para fomentar o empreendedorismo na cidade foi de extrema importância para a recuperação econômica local.
“Esse prêmio vem confirmar aquilo que a gente se propôs a fazer quando assumiu o município de Anchieta, e que tem surtido efeito para o impacto positivo na economia e também no desenvolvimento do município com o surgimento de muitos empreendedores na cidade. Sabendo do cenário desafiador da cidade, era necessário reinventar o município e incutir o espírito empreendedor na sociedade e também na gestão municipal como desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o fortalecimento dos pequenos negócios”, comemora Petri.
Conheça os vencedores do PSPE:
– GOVERNANÇA REGIONAL E COOPERAÇÃO INTERMUNICIPAL:
1º lugar – Muqui – prefeito Hélio Carlos Ribeiro Cândido – projeto Mercado Regional Dos Vales e Café
EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA:
1º lugar – Colatina – prefeito João Guerino Balestrassi – projeto Escola Empreendedora
2º lugar – Jerônimo Monteiro – prefeito Sérgio Farias Fonseca – projeto Educação Tecnológica Empreendedora
INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE:
1º lugar – Montanha – prefeito André dos Santos Sampaio – projeto Montanha uma pequena Smart City
2º lugar – Atílio Vivacqua – prefeito Josemar Machado Fernandes – projeto Águas de Nossa Comunidade
3º lugar – Muqui – prefeito Hélio Carlos Ribeiro Cândido – projeto Sementes da Esperança: O Paiol da sobrevivência
MARKETING TERRITORIAL E SETORES ECONÔMICOS:
1º lugar – Iúna – prefeito Romário Batista Vieira – projeto Avanços do Turismo no Caparaó Capixaba – Iúna
2º lugar – Vargem Alta – prefeito Elieser Rabello – projeto Infraestrutura Produtiva – Implantação de Usina Extratora de Suco
3º lugar – Santa Teresa – prefeito Kleber Medici da Costa – projeto Calendário de Estações. Santa Teresa
DESBUROCRATIZAÇÃO:
1º lugar – Serra – prefeito Antônio Sergio Alves Vidigal – projeto Licença de Obras e Ambiental Online
2º lugar – Cariacica – prefeito Euclério de Azevedo Sampaio Junior – projeto Simplifica Cariacica
3º lugar – Jerônimo Monteiro – prefeito Sérgio Farias Fonseca – projeto Sustentabilidade e Mobilização
COMPRAS GOVERNAMENTAIS:
1º lugar – Dores do Rio Preto – prefeito Cleudenir José de Carvalho Neto – projeto Compras Inteligentes: Sucesso após a sua consolidação
2º lugar – Ecoporanga – prefeito Elias Dal Col – projeto Parceiro do progresso
3º lugar – Anchieta – prefeito Fabrício Petri – projeto Observatório de Compras Públicas de Anchieta
SALA DO EMPREENDEDOR:
1º lugar – Nova Venécia – prefeito André Willer Silva Fagundes – projeto Casa do Empreendedor Ponto de Encontro para Fechamento de Negócios
2º lugar – Montanha – prefeito André dos Santos Sampaio – projeto Sala Virtual do Empreendedor Montanhense
3º lugar – Viana – prefeito Wanderson Borghardt Bueno – projeto É PRA JÁ – Centro do Empreendedor de Viana
CIDADE EMPREENDEDORA:
1º lugar – Anchieta – prefeito Fabrício Petri – projeto Programa de Desenvolvimento Socioeconômico Anchieta Criativa Empreendedora
2º lugar – Viana – prefeito Wanderson Borghardt Bueno – projeto Viana Empreendedora
3º lugar – Vila Velha – prefeito Arnaldo Borgo Filho – projeto Vila Velha Empreendedora, Inovadora e Sustentável
-