A Caravana Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) chegou à Cuiabá, nessa sexta-feira (22), trazendo oportunidades de acesso para empresas, produtores rurais, agricultores familiares e microempreendedores individuais às linhas de crédito da autarquia federal.
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) é um dos parceiros do projeto itinerante e ofereceu atendimentos gratuitos com orientações aos pequenos e médios empresários, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Na ação foi possível ter acesso facilitado a carta consulta para conseguir financiamento via Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e Fundo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), além de informações sobre o preenchimento das Cartas-Consultas do FCO Digital e capacitação para as áreas técnicas que atuam com a autarquia nos convênios.
Os dirigentes do Sebrae/MT, representados pela Superintendente Lélia Brun e o diretor Técnico André Schelini, ao lado do presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) Jonas Alves, participaram da cerimônia de entregas do Governo Federal, e assinaturas de contratos de financiamentos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) Irrigação e FCO Mulheres Empreendedoras.
“Temos uma parceria de longa data com a Sudeco porque ambas as instituições trabalham em prol do desenvolvimento local e sustentável. O Sebrae está presente orientando os empreendedores para que tenham acesso a investimento, diversificação ou ampliação de capital de giro, além de ter orientação para o projeto de desenvolvimento pré-crédito ou pós-crédito, no qual nós do Sebrae também podemos acompanhar a implementação do projeto”, disse a Superintendente Lélia Brun.
O Sebrae/MT realizou atendimentos aos participantes do evento, no estande instalado no salão Negro da AL-MT. Na ocasião foram apresentados os serviços prestados pela instituição, com foco na Feira do Empreendedor, orientações sobre o acesso a créditos e consultorias disponíveis.
O acesso ao crédito é fundamental para que os pequenos empreendedores possam alavancar seus negócios e expandir suas atividades. André Schelini reforça que, com essa iniciativa, o Sebrae/MT busca estimular o empreendedorismo e contribuir para a geração de emprego e renda na região.
“A cada dez empregos gerados, sete estão nos pequenos negócios. Então, apoiar o pequeno negócio, para que cresça de forma sustentável, faz muita diferença para a economia dos pequenos municípios, dos médios e dos grandes municípios. A ativação desse pequeno negócio integrando-o às cadeias produtivas de médias e grandes empresas é muito importante não só no mercado local, mas também pensando na cadeia internacional. Estamos aqui para dinamizar esse segmento empresarial que é muito importante para o Brasil”, destaca o diretor Técnico do Sebrae/MT.
A Caravana Sudeco em Cuiabá contou com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; a ministra da Saúde, Nísia Trindade; o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes e o presidente da ALMT, Eduardo Botelho.