ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Startup imprime tecido humano em 3D

Quantis, deep tech de São Paulo apoiada pelo Catalisa ICT do Sebrae, apresentará a solução para indústrias do país e do exterior no maior evento de ecoinovação da América Latina
Por Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Em busca de investidores e novos mercados, a startup Quantis, especializada em soluções biológicas regenerativas, será uma das atrações do stand do Sebrae no Congresso Internacional de Inovação da Indústria, que será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, em São Paulo. A empresa fundada em 2019 realiza um bioprocesso inovador para fabricação de colágeno humano, utilizando bioimpressão e engenharia genética. Os tecidos bioimpressos podem ser utilizados em cirurgias, no ramo farmacológico e até em pesquisas contra o câncer.

Para demonstrar o modelo de negócio, os sócios levarão ao evento, cujo tema este ano é a ecoinovação, uma bioimpressora de tecido 3D. “Buscamos investimentos e parcerias para montar nossa primeira estrutura laboratorial e com isso acelerar vendas e desenvolvimentos”, conta Janaína Dernowsek, mestre e PhD em genética e uma das fundadoras da startup. O valor estimado da estrutura é de R$ 1,5 milhão.

Janaína explica que os tecidos bioimpressos já têm um mercado, mas que deseja avançar mais. “Nosso produto é vendido para universidades, hospitais e indústrias de cosméticos para projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Estamos desenvolvendo também, junto com a indústria, produtos com maior valor agregado, mas que precisam de uma jornada mais longa para registro, como para o setor de oftalmologia”, relata a empresária.

A ecoinovação da empresa está diretamente ligada ao processo de produção, que é livre de animais e totalmente sustentável. “Desenvolvemos insumos para preenchedores regenerativos mais estáveis e duradouros. Nascer com uma visão sustentável é o que todas as empresas deveriam fazer, pois novos tempos chegaram e a necessidade por processos e produtos mais sustentáveis são cruciais para a vida e o meu ambiente”, argumenta.

O próximo passo para a empresa é desenvolver novos dispositivos médicos que possam ser utilizados em preenchimentos dérmicos, injeções articulares, cicatrizações de feridas e hormônios humanos.

-

A ecoinovação garante a sobrevivência da empresa no mercado altamente competitivo, melhora seu desempenho ambiental e amplia os lucros. O resultado é uma empresa que cresce, responde às mudanças do mercado, se adianta às tendências e se destaca dos concorrentes por ter soluções inovadoras.
Anny Tonet, gerente-adjunta de Inovação do Sebrae Nacional.

Catalisa ICT

A Quantis passou pela jornada Catalisa ICT, do Sebrae – iniciativa que promove a aproximação entre a academia e o mercado por meio de capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial para os pesquisadores. Desde 2021, o Sebrae já investiu R$ 35 milhões em bolsas, auxílios, eventos, P&DI na Embrapii e internacionalização. Com isso, já apoiou três mil pesquisadores brasileiros e trouxe para o mercado 170 empresas de alta tecnologia.

O Catalisa ICT foi excelente para nós, porque desenvolvemos reflexões sobre licenciamento de tecnologias e parcerias. Por exemplo, estamos ao lado de uma indústria de oftalmologia para conversar sobre um planejamento de negócios. Estamos utilizando isso praticamente todos os dias.
Janaína Dernowsek, uma das fundadoras da startup Quantis.

Congresso de Inovação

O Congresso Internacional de Inovação da Indústria é o mais importante evento do setor na América Latina. O encontro será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo. O evento é promovido pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e é idealizado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).

Saiba mais aqui.

  • bioimpressão
  • Congresso Internacional de Inovação da Indústria
  • Ecoinovação
  • Impressora 3D
  • Inovação
  • Quantis
  • Startup