Quem empreende no segmento de startups ou se interessa pelo assunto pode contar com o Observatório Sebrae Startups. A plataforma digital foi lançada nesta quinta-feira (24), durante mais um dia do Startup Summit 2023, em Florianópolis (SC). A iniciativa faz parte de uma série de ações do Sebrae para atender e apoiar o desenvolvimento do ecossistema de inovação do país.
Na base de dados do Observatório, encontram-se estudos, cenários de mercado, legislação, bem como informações sobre oportunidades para atuar no segmento. Um exemplo é o Startup Report Brasil 2022/2023 que apresenta um panorama das startups, a partir das quase 12 mil empresas atendidas pelo Sebrae no período.
Durante a apresentação da novidade, o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, destacou alguns números. “B2B é o modelo mais adotado pelas startups atendidas pelo Sebrae. TI, Saúde e Agro são os segmentos mais atendidos. Vendas diretas e SaaS são os principais modelos de receita”, ressaltou.
Conheça: observatorio.sebraestartups.com.br
-
Inovação e enfrentamento de desigualdades
O diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, por sua vez, reforçou a importância do fortalecimento das conexões e das iniciativas colaborativas que envolvem o ecossistema de inovação no país. Ele também ressaltou a importância da inovação e o compromisso do Sebrae para o desenvolvimento do ambiente de negócios inovador.
“Não tem caminho para o desenvolvimento do Brasil que não passe pela inovação com a produtividade, a diferenciação e o valor. A inovação é essencial e precisamos que ela chegue a todos os negócios, principalmente os de base tradicional”, avalia. Segundo ele, o Sebrae Startups consolida a estratégia nacional de atuação e coloca a instituição como um catalisador de transformação, inclusive para diminuir desigualdades.
“Nossas metas de atuação para eventos de inovação no Norte e no Sul do país são as mesmas, apesar das dificuldades e das diferentes realidades. Nosso papel é ser o grande conector e catalisar as mudanças necessárias para o avanço desse ecossistema. Para isso, jogamos juntos com diversos parceiros”, destaca.
Colaboração e parceria
O segundo dia do Startup Summit também foi marcado por anúncios de parcerias importantes com o Sebrae. A primeira delas é com a Amazon Web Services (AWS) com a meta de capacitar gratuitamente 25 mil profissionais do ecossistema de startups brasileiras em computação em nuvem.
De acordo com a gerente de treinamento da AWS, Andrea Leal, haverá um déficit de 530 mil profissionais de TI no Brasil até 2025, segundo dados da Brasscom, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais. “No Brasil, 90% dos unicórnios já começam na nuvem porque isso gera economia, inovação de uma forma muito mais rápida”, afirmou a gerente de treinamento da AWS.
Além do desenvolvimento de conhecimento técnico e a promoção do acesso à formação profissional em tecnologia, a parceria visa ampliar as possibilidades de futuro e tecnologias para startups de diferentes setores, bem como apoiar a jornada de crescimento de empreendedores que queiram começar no setor. As inscrições para a capacitação podem ser feitas a partir desta quinta-feira (24) no portal da AWS.
Programa Inova Startups ganha novos parceiros
O Sebrae Nacional e Unifique tornaram-se os novos sócios do Inova Startups, programa pioneiro de financiamento e capacitação de startups. A novidade também foi anunciada oficialmente nesta quinta-feira (24), durante a abertura das atividades do palco principal do evento. A iniciativa já conta com a participação da Bossa Nova, Raja Ventures, Sebrae/SC.
Com inscrições abertas para sua 3ª edição, o Inova Startups pretende alcançar um capital bruto de R$ 27 milhões. “Nós já temos disponíveis aproximadamente R$ 8 milhões para investimento direto nas startups”, afirmou o assessor de projetos especiais do Sebrae/SC, Marcos Regueira.