Para o comércio varejista, o Dia dos Pais, que será celebrado neste domingo (13), é mais uma data importante para as vendas. Hoje, há nove perfis de estilos de pais. Para aproveitar melhor esse dia, com o objetivo de atrair novos clientes, fidelizar os antigos e aumentar o faturamento, o empreendedor precisa estar por dentro das tendências do mercado, entendendo como personalizar e quais estratégias usar no período. O material pode ser acessado gratuitamente pelo Portal de Inteligência da instituição.
“Nos últimos tempos, houve uma mudança na relação entre pais e filhos, que vêm buscando algo que reforce a conexão entre eles. Junto com essa mudança, o mercado também vem mudando sua forma de oferecer produtos e serviços. Para vender mais, é preciso conhecer melhor os seus clientes, investir em estratégias digitais e saber como eles se comportam em relação ao que buscam e ao que consomem”, comenta Margareth Carvalho, gerente de Conhecimento e Competividade do Sebrae Rio.
Para orientar os donos de pequenos negócios, o Sebrae Rio listou os perfis de pais para que o empreendedor possa definir as melhores estratégias para vendas.
Pai Executivo – O setor de moda se beneficia, podendo vender diversos produtos como roupas e acessórios. Produtos de beleza e de bem-estar, serviços de massagens e Day Spa, presentes como livros e cursos também podem ser boas opções.
Pai Natureza – Curte atividades ao ar livre para viver experiências com momentos em família ou mesmo sozinho. Ele gosta de praticar trilhas e de acampar e busca acessórios atrelados a estas atividades. Também pode ser presenteado com produtos de cuidado com corpo, pele e cabelo para ambientes externos, sob forte influência do sol e da chuva.
Pai Esportista ou Fitness – Leva uma vida com foco na saúde e no bem-estar. Trata-se de um estilo de vida que envolve toda uma gama de itens e acessórios de treinos de esporte, alimentação saudável, vestuário adequado e equipamentos de suporte para treinos.
Pai Tecnológico – É muito importante acompanhar as inovações de equipamentos e softwares tecnológicos. Com o boom de inovações é preciso se atentar às promoções para conseguir os melhores preços do mercado, além de ficar atento à qualidade e experiência que pode ser proporcionada conforme o interesse do presenteado.
Pai Mestre Cuca – Invista em artigos de cozinha com maior valor agregado e proporcione experiências imersivas para pais que gostem de cozinhar. Livros e cursos livres podem ser opções.
Pai Clássico – Para o comércio, o pai clássico é um coringa. Itens básicos da rotina são priorizados por esse público, como peças de vestuário e itens de perfumaria, vinhos mais elaborados, um almoço em um lugar especial.
Pai Cervejeiro – Para agradar esse grupo de pais, é importante investir em novas experiências dentro do nicho, buscando não apenas por cervejas, mas acessórios e cursos que o ajudem a conhecer e aproveitar mais sobre o tema.
Pai Cinéfilo – Busque conhecer aquilo que anda em alta na indústria cinematográfica e invista em produtos colecionáveis, assinaturas para streamings entre outros artigos e serviços que possam compor a carta de itens para agradar esse pai que adora se aventurar ao consumir esse universo.
Pai Mãos à Obra – A melhor estratégia é caprichar em combos e kits de ferramentas e utensílios para produzir peças e fazer reformas, além de cursos que podem ajudar na descoberta de hobbies.