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Sebrae marca trajetória de empreendedora do setor de calçados no Maranhão

Um caso de amor e empreendedorismo. Dona de uma marca própria, Joyce Gama revela que o Sebrae agregou conhecimento, inspiração e o desejo de melhoria contínua.
Por Laurene Leite
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O Dia dos Namorados já ficou para trás. Mas o namoro entre a maranhense Joyce Gama e o Sebrae, ganhou ares de eternidade no último dia 5 de julho, com direito a declarações de amor eterno.

Naquele dia, a empreendedora de 37 anos, que atua no setor calçadista, presenteou o Sebrae com um depoimento revelador. No dia exato dos 51 anos da instituição, ela relatou uma trajetória onde se pode perceber desafios, altos e baixos e momentos de superação, mas também sinais de empoderamento e visão de futuro.

Empreendedora celebra trajetória vitoriosa, marcada por presença do Sebrae em todas as fases do negócio

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Nas redes sociais, Joyce assumiu, animada: – “Tenho um casamento consolidado com o Sebrae que me faz uma empreendedora melhor a cada dia; aprendi a identificar os desafio e onde buscar ajuda para superá-los; casei-me com o Sebrae Maranhão para ser melhor e maior, cada vez mais consciente do meu papel e capacidade de realizar”, conta ela como se cantasse melodias de amor. “O Sebrae é ouro pra mim”.

No depoimento, ela revelou detalhes desde o primeiro encontro, momento que, segundo suas próprias palavras, fez o “olho brilhar e o coração bater no ritmo dos apaixonados!”. – “Quando penso na trajetória, vejo uma relação sólida, que me fez crescer como empreendedora e como pessoa, consolidando o negócio que um dia ela sonhei para mim”, frisa ela.

O começo de tudo

A primeira troca de olhares entre Joyce e o Sebrae foi em 2018. “Procurei o Sebrae mais por curiosidade, buscando informações para empreender. Mas não acreditava muito. E foi aí que fui surpreendida. Meus olhos brilharam e meu coração pulava, com tanta oportunidade que visualizei na minha mente”, relembra.

Desde 2015 no mercado, a Joyce Gama Calçados começou como um sonho e hoje caminha para se consolidar como marca de identidade própria.

Daí vieram cursos on-line de EAD (educação à distância): ela foi campeã no Maranhão de participação nessa modalidade durante a pandemia, vencendo os desafios do isolamento com capacitação. Mais tarde, vieram os cursos presenciais, organizados pela Unidade de Negócios do Sebrae em São Luis. “Eu queria contato com outras pessoas para poder escutar delas sobre suas trajetórias e experiências. Tinha sede de aprender”, explica ela.

E depois, o Radar de Inovação do programa de Agentes Locais de Inovação – ALI. Namoro ficando firme, Joyce descobria a inovação como diferencial. E no Sebrae, um parceiro cada vez mais importante.

Após o ALI, ela rende-se a novos acenos do Sebrae de união para superação de desafios e de crescimento e melhoria contínua, passando a integrar a lista de 300 mulheres de negócios do Maranhão atendidas pelo projeto Sebrae Delas Mulher de Negócios. “Foi uma das experiências mais marcantes da minha vida empresarial. Descobrir o valor da mulher que empreende, suas lutas e saber que podemos atuar em rede e ter sucesso me deu a certeza de que a parceria com o Sebrae seria pra vida inteira. Com o Delas, aprendi a ser forte e resiliente e a acreditar no meu poder”, prossegue contando.

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Campeã de participação nos cursos on-line do Sebrae durante a pandemia, Joyce Gama apostou no conhecimento e inovação para se diferenciar no mercado.

E depois, o Radar de Inovação do programa de Agentes Locais de Inovação – ALI. Namoro ficando firme, Joyce descobria a inovação como diferencial. E no Sebrae, um parceiro cada vez mais importante.

Após o ALI, ela rende-se a novos acenos do Sebrae de união para superação de desafios e de crescimento e melhoria contínua, passando a integrar a lista de 300 mulheres de negócios do Maranhão atendidas pelo projeto Sebrae Delas Mulher de Negócios. “Foi uma das experiências mais marcantes da minha vida empresarial. Descobrir o valor da mulher que empreende, suas lutas e saber que podemos atuar em rede e ter sucesso me deu a certeza de que a parceria com o Sebrae seria pra vida inteira. Com o Delas, aprendi a ser forte e resiliente e a acreditar no meu poder”, prossegue contando.

Deu super certo. Tão certo, que virou casamento. “Depois que me casei com o Sebrae, a cada novo passo na minha vida como empreendedora foi só subindo degraus e colhendo frutos”, segue contando ela.

Programa ALI trouxe esse diferencial da inovação para o ambiente da Joyce Gama Calçados.

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O tempo passou. E com ele, a percepção de que sempre é possível reinventar-se, fazer mais e melhor. O Sebrae, novamente presença importante, proporcionando eventos, viagens, ser lembrada para entrevistas (como na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios e na mídia local) e com a abertura de horizontes. “Pela parceria, dedicação, aprendizado, por tornar minha marca conhecida e reconhecida, pela rede networking que fiz, pelas missões de negócios, por despertar em mim a importância das parcerias, pelas grandes amizades e acima de tudo pela sororidade, por me ensinar a acreditar em mim, posso dizer que o Sebrae é muito mais que uma instituição. O Sebrae me abriu horizontes que eu jamais poderia identificar ou galgar sozinha”, reflete a empreendedora.

Começo como MEI, sinalizava que conhecimento era o caminho para crescer

No mercado desde 2015, Joyce Gama começou como MEI. O início foi na primeira loja colaborativa de São Luís, junto com uma amiga, em um shopping local.

Apaixonada por sapatos, ela era chamada de centopeia pela família. Mas foi a percepção de uma oportunidade nesse mercado, decorrente da oferta de produtos muito parecidos, que fez surgir a semente do negócio, algo com “identidade e marca própria”.

Até então, ela trabalhava com produtos para unhas. Depois, passou a vender calçados por encomenda, através de catálogo, em parceria com um fabricante do Ceará. O desempenho foi tão bom, que ela viu que podia evoluir, sempre de olho na marca própria.

Eram calçados customizados, depois vieram os lúdicos (com personagens, animais e muito colorido para atrair a criançada) e mais tarde a linha máximo conforto para a terceira idade, além de calçados que permitiam a inclusão de clientes com dificuldades de encontrar opções atrativas para pontuações muito pequenas (abaixo do 33) ou muito grandes (acima do 40).

Com o negócio prosperando, ela passou a oferecer opções cada vez mais personalizadas para uma clientela fiel, agora em parceria com um fabricante paulista. Funcionava assim: o cliente desejava um sapato especial, com cores, modelos e características específicas. Lá ia Joyce, idealizava e, após aprovação do cliente, viabilizava a confecção.

Essa experiência evoluiu para a venda de itens de maior valor agregado, como os kits de moda praia, contendo rasteirinha, necessaire e bolsa para toalha, além de uma aposta em embalagens diferenciadas para ajudar a conservar os produtos.

Nesse ponto do empreendimento, Joyce já conseguia tirar boa parte da renda familiar. E cultivava sonhos. Estudar design, a linha de calçados próprios e o desejo de tornar-se referência no mercado. O caminho traçado por ela foi apostar no conhecimento e em planejamento, tudo isso sustentado por muita determinação.

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Vendas on-line ajudaram na pandemia e consolidaram a marca no mercado.

É neste momento que o Sebrae entra em cena, ajudando no sonho da marca própria, que finalmente se tornava realidade. Mas entre o sonho e a realidade, veio a pandemia.

Durante a crise, Joyce precisou reinventar o negócio e percebeu que a tal reinvenção tinha a ver com a transformação digital para se manter próxima do cliente. E que capacitação e boas ideias eram o caminho para manter o negócio vivo. Mas do que nunca, o atendimento e um catálogo virtual fizeram a diferença, sustentando a operação do negócio no ambiente on-line.

Sem perder nenhuma oportunidade, ela participava de lives, acompanhava palestras e webinars, recebia consultorias e tornava-se conhecida. Nas redes, fazia propaganda, mandava mensagens carinhosas com novidades para as clientes, divulgava conteúdos de interesse social e se posicionava como mulher e empreendedora. Devagar, ia cavando espaço e preparando o negócio para a retomada. “O isolamento social não me fez ficar parada”, lembra ela. Ao contrário, fez surgir a Joyce Gama Calçados, a tão sonhada marca.

“Os negócios que aproveitaram esse suporte, saíram da pandemia em melhores condições. E eu posso dizer que o Sebrae foi decisivo não apenas para mim. Como não amar uma instituição que se preocupa e cuida do empresário com tanto empenho e carinho. Isso tem que ser amor”, conclui ela.

No início deste ano, ela deu uma pausa para realinhar propósitos e estratégias da empresa, planejar o crescimento e melhorar o faturamento, se preparar para novos passos. Quem sabe do casamento não venham filhos e novas inspirações?

“Estou buscando caminhos, vendo as necessidades do mercado, procurando entender o que o consumidor deseja e me preparando para atender e superar as expectativas do meu cliente, com produtos inovadores”, explica Joyce. E o Sebrae? “Ah! O Sebrae segue sendo parceiro, fonte e inspiração em um casamento para sempre”, faz questão de enfatizar a empresária, Joyce.

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