As atividades do XV Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa contou a exibição de painéis temáticos com assuntos voltados ao interesse dos empreendedores, nesta sexta-feira (28). Realizado no auditório do Sebrae/PR, em Curitiba, o encontro contou com a presença de 30 associações estaduais e sete federações ligadas ao empreendedorismo das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Durante sua participação na abertura do evento, o secretário da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo (Sempe), ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Milton Coelho, afirmou estar honrado de participar da construção de novas ideias, do desenvolvimento econômico e social brasileiro tendo como base o segmento da micro e pequena empresa.
“Nesse momento, estamos diante de um grande desafio que é a retomada econômica, depois do período de paralisação que nos abateu com a pandemia. Como Poder Público, devemos auxiliar nos desafios frequentes, ter o papel ativo de fomentador das diversas políticas e do apoio àqueles que se dedicam a causa”, ressaltou.
O secretário também destacou os desafios ligados à carga tributária do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e a mobilização necessária para enfrentar os problemas, como o acesso ao crédito.
“Quando foi instituído o Programa, as empresas participantes tiveram acesso à taxa Selic de 2% e à taxa de juro de 1,25%. Hoje, elas estão em 13,75% e 6%, respectivamente. Esse é um dos principais desafios e precisamos promover essa discussão para encontrar meios de uma redução. As MPE são as grandes geradoras de trabalho e, por isso, precisamos construir medidas, com foco no curto prazo, para que possam impactar as suas vidas e os seus negócios”, finalizou Milton Coelho.
No período da tarde, o vice-governador do Paraná e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, participou da programação.
Programação temática
Com o assunto “O mundo digital e o crescimento do seu negócio e das vendas”, a primeira palestra do dia contou com a participação do diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, e do diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete.
Dados de 2023 do Digital Brazil apontam que 182 milhões de brasileiros possuem acesso à internet, sendo que 152 milhões são usuários de redes sociais. Além disso, a pesquisa Transformação Digital nos Pequenos Negócios, divulgada pelo Sebrae, em 2022, apresenta que 99% das micro e pequenas empresas (MPE) afirmam utilizar a rede em seus negócios, de algum modo. Em 2018, eram 82%. Isso, de acordo com Rissete, permite o acesso a novos mercados e clientes.
“Esse espaço não é voltado apenas para a venda, mas é também uma forma de se posicionar. Mais de 80% dos consumidores fazem pesquisas on-line antes de efetuar uma compra ou escolher um produto e as empresas precisam estar nesse ambiente. Por isso, os aprendizados da pandemia devem ser mantidos e consolidados, pois o processo é contínuo”, explicou o diretor-técnico do Sebrae/PR.
Hoje, no Brasil, são mais de 19 milhões de pequenos negócios. Desses, 29% não vende pela internet, segundo pesquisa do Sebrae em parceria com a FGV, de janeiro de 2023. Além disso, existem 115 milhões de e-compradores, aqueles que efetuam compras em espaços como o comércio digital.
O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, ressaltou que faz parte da atuação do Sebrae auxiliar ao empreendedor a pensar em novas tecnologias e tendências que podem ser aplicadas.
“A internet, principalmente com as redes sociais, não é só mais um canal, é um impulsionador de negócios. O empreendedor precisa levar isso em conta para o seu negócio, pensando em como alcançar os consumidores. Isso vem criando novos modelos de negócios com a finalidade de melhorar a experiência do cliente”, comentou.
Obstáculos
Os empreendedores têm desafios específicos para seguir este caminho, como a falta de recursos financeiros para investir em tecnologia, a concorrência com grandes empresas, a dificuldade de adaptações às mudanças tecnológicas e a falta de conhecimento sobre como utilizar as ferramentas digitais de maneira eficiente.
“O Sebrae tem diferentes ações voltadas para a venda on-line, sobre como impulsionar os negócios, dominar as redes sociais e melhorar a gestão. Oferecemos esses e outras maneiras de poder atender aos anseios e às necessidades dos consumidores”, completou o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete.
XV Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa
O evento é realizado pela Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), Sebrae/PR, Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Paraná (Famepar) e Instituto Nacional da Micro e Pequena Empresa (Monampe). São apoiadores e patrocinadores da iniciativa: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Sistema Fecomércio Sesc Senac PR; Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep); Sistema Faep/Senar-PR; Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar); Associação Nacional de Fomento Comercial (Anfac); Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme); Fomento Paraná; e Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Governo do Estado do Paraná (Seic).