Debater os desafios e as oportunidades do empreendedorismo feminino será o fio condutor do Sebrae Delas 2023, evento previsto para o próximo dia 28, a partir das 8h30, no Brasília Palace Hotel, na capital federal. Além de painéis com empreendedoras de sucesso e lideranças, a programação terá dois lançamentos de peso: a edição de 2023 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e o terceiro ano da parceria do Sebrae com a Maurício de Souza Produções – o Donas da Rua do Empreendedorismo, que veicula quadrinhos da Turma da Mônica com foco em temas que desenvolvam o comportamento empreendedor.
Embora presencial, o evento é restrito a convidados – gestores públicos e privados, autoridades do governo federal, parceiros do Sebrae e representantes da instituição, mas será transmitido via YouTube para todo o Brasil. O Sebrae Delas é um programa que oferece mentorias, cursos e consultoria para a mulher que vai empreender.
Para a coordenadora nacional de Empreendedorismo Feminino do Sebrae, Renata Malheiros, apesar dos avanços da agenda feminina, ainda existem muitos obstáculos a serem superados, principalmente de natureza cultural. “São as tais crenças limitantes e os preconceitos que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho. Por questões culturais, as tarefas de cuidado com crianças, idosos ou a casa acabam recaindo sobre as mulheres e elas estão absolutamente sobrecarregadas, prejudicando o tempo e a energia para se dedicarem aos seus negócios”, argumenta.
Malheiros acrescenta que todo esse contexto vivido pelas mulheres, além de questões econômicas e de políticas públicas, serão assuntos debatidos pelas painelistas no evento. Uma delas é Nina Silva, executiva e especialista em tecnologia, gestão de negócios e inovação que é considerada uma das 100 pessoas afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo. Nina é sócia fundadora do Movimento Black Money, hub digital que fomenta o letramento identitário e o mindset de inovação no ecossistema afroempreendedor.
O Sebrae Delas 2023 também contará com a presença de empresárias como a Marcia Kafensztok, da Primar Aquacultura, primeira fazenda de aquacultura orgânica certificada do país, localizada no litoral sul do Rio Grande do Norte. Marcia empreende desde os 15 anos e é vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022 na categoria Produtora Rural.
Programação
08h30 | Credenciamento e café de boas-vindas
09h00 | Abertura oficial
– Carlos Melles, presidente do Sebrae Nacional
– Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal
– Helena Tenório, diretora BNDES
10h00 | Lançamentos
– 3º ano da parceria entre Sebrae e Mauricio de Sousa Produções – Donas da Rua do Empreendedorismo
Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023
Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional
11h00| Desafios e oportunidades para mulheres empreendedoras
– Nina Silva, fundadora movimento Black Money e Forbes Women
– Camila Camargo, CEO Esfera Brasil
– Marcia Kafensztok, Primar Aquacultura e ganhadora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022
– Cristina Castro, fundadora do Instituto Gloria
Moderação: Luciana Barreto, jornalista CNN
12h | Encerramento
Acompanhe ao vivo aqui.