ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Sebrae e Instituto Ideias de Futuro anunciam 515 estudantes e educadores classificados para o Desafio Liga Jovem

75% dos projetos selecionados são de cidades do interior do Brasil e 74%, de escolas públicas
Por Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Nesta quinta-feira, 12 de janeiro, o Sebrae e o Instituto Ideias de Futuro anunciam, oficialmente, os 515 semifinalistas (427 estudantes e 88 educadores), autores de 100 projetos selecionados na primeira edição do Desafio Liga Jovem. Ao todo, 18 estados brasileiros estão representados na grande final, que acontece entre 20 e 25 de março, em São Paulo. Viagem, hospedagem e alimentação serão custeados pelo Sebrae. Além de participarem da final, que será no Bossa Summit e na Faculdade Sebrae, os 515 semifinalistas terão direito a um tour por centros tecnológicos na capital. Os selecionados podem ser conferidos aqui. As seis equipes vencedoras ganharão uma viagem para Madrid, na Espanha, em um tour de até dez dias por centros de inovação, neste ano.

Considerado o maior programa nacional de empreendedorismo e tecnologia para estudantes, o Desafio Liga Jovem contou, até aqui, com a participação direta de 5 mil estudantes, com idades entre 14 e 21, matriculados em 522 escolas, vindos de todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Os jovens inscritos são alunos do 9º ano do Fundamental ao 3º do Ensino Médio. Todos participaram de uma trilha de aprendizado, com oficinas e mentorias e foram desafiados a criar uma solução empreendedora para resolver um problema de sua escola e/ou comunidade, com o uso de ferramentas tecnológicas, como aplicativo, site, jogo eletrônico, redes sociais, plataforma ou outras. Os 616 projetos foram selecionados por 12 especialistas em educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

O que dizem os educadores

Ivanilde Caldeira, do Instituto Federal do Maranhão, em São Luís, ficou na quarta posição entre os orientadores com maior número de projetos inscritos no Desafio Liga Jovem e chegou à semifinal com quatro grupos.

“Eu sou professora de educação empreendedora. Então, trabalho nessa perspectiva de mudança de mindset, com um acompanhamento contínuo junto aos meus alunos para tirar dúvidas, incentivá-los. E o Liga Jovem me ajudou mais ainda a engajá-los nesse propósito de inovar, de desenvolver ideias porque trouxemos à tona a possibilidade de viajar”, explica.

O Rio de Janeiro traz outro exemplo da força dos educadores capaz de empoderar as turmas do começo ao fim do Desafio. Da escola Daniel Piza, localizada na Pavuna, onde estão o Complexo da Pedreira e do Chapadão, também haverá um grupo semifinalista. “ O grande incentivo para que os alunos não desistissem foi a possibilidade da viagem e de poderem apresentar sua ideia ao mundo”, conta a professora Ana Ana Paula Cavadas Rodrigues. “Todo e qualquer projeto que traga benefício aos alunos eu inscrevo a escola. Oportunidades como essa, abrem a perspectiva de vida desses jovens e mostram a função social da educação”, conclui.

O que dizem os realizadores

Para a analista de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Elaine Novetti, o perfil dos semifinalistas indica que o Desafio Liga Jovem atingiu o seu grande objetivo de alcançar escolas das mais diversas regiões do Brasil.

“O Desafio Liga Jovem atingiu seu objetivo”, celebra o presidente do Instituto Ideias de Futuro, Oswaldo Cruz. “Termos 75% dos projetos semifinalistas vindo de cidades do interior mostra o sucesso de toda a estratégia e estrutura da competição, criadas para promover uma grande mobilização com o propósito de pulverizar equipes, unindo jovens vindos das localidades mais remotas do Brasil aos estudantes dos grandes centros urbanos tanto para o programa quanto para a experiência presencial no Bossa Summit”, explica.

Ranking por região do Desafio Liga Jovem

Com 43%, a região Sudeste está no topo do ranking dos semifinalistas; logo atrás vem a região Nordeste, com 42% dos grupos selecionados; 10% vêm da região Sul; 3% da região Norte e 2% da região Centro-Oeste.

Mais sobre a Semifinal e Final

Além da viagem, hospedagem e despesas pagas para a semifinal, em março, em São Paulo, educadores e jovens, com idades entre 14 e 21 anos, terão um tour por centros tecnológicos da capital paulista. A apresentação presencial dos projetos semifinalistas será dividida em dois eventos: no Bossa Summit e na Faculdade Sebrae.

Os seis grupos mais bem pontuados serão premiados com uma experiência internacional na Espanha, em Madrid, que será concedida pelo Sebrae. Orientadores e respectivos alunos serão contemplados com esse tour de até dez dias por centros de inovação, com as seguintes despesas cobertas: passagens, hospedagens, traslados, alimentação, passeios e monitoria.

Confira os principais dados da seleção na fase atual:

  • Educação, Prestação de Serviços, Meio Ambiente, Tecnologia e Saúde Mental são os temas mais frequentes dos projetos semifinalistas.
  • Com 42% do total, Nordeste é a segunda região brasileira com maior número de projetos na semifinal, ficando atrás apenas da região Sudeste, com 43%; Maranhão é o segundo estado brasileiro com maior número de semifinalistas.
  • 75% dos projetos selecionados são de cidades do interior do Brasil e 74% são de escolas públicas.
  • São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro são os três estados brasileiros com maior número de equipes semifinalistas, seguidos por Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina
  • Educação