Mercado

Páscoa é oportunidade para pequenos ampliarem vendas

Empreendedores destacam cursos de gestão e treinamentos do Sebrae como ferramentas para planejar melhor as vendas nesta época

Brasília – Páscoa é tempo de paz, confraternização e... chocolates. Este é o período especial para os pequenos negócios que produzem e comercializam ovos de chocolate, doces e tortas e aproveitam para melhorar as suas vendas. Várias micro e pequenas empresas brasileiras têm buscado, desde o inicio de março, a ampliação da produção e atendimento às encomendas, que nesta época do ano se intensificam, em média, entre 10% a 15%, desde 2014, segundo cálculos dos próprios empreendedores.

Eles consideram a participação em cursos e treinamentos oferecidos pelo Sebrae fundamentais para um bom planejamento em períodos especiais como esse e manter a boa saúde financeira da empresa.

Na empresa Dulce Patagônia, de Brasília, a confecção de doces e tortas especiais para a Páscoa é considerada a maior, depois dos feriados de Natal e Ano Novo, conforme afirma um dos sócios, Cristóvam Chait. Segundo ele, a Dulce costuma triplicar a produção nesse período. Cirstóvam começou como um microempreendedor individual (MEI) e, em 2013, formalizou o negócio, com treinamentos e orientações do Sebrae. “Costumamos preparar ovos de chocolate, brownies e alfajores temáticos e recheados. Normalmente, nossa equipe se reúne com antecedência para programar o que será produzido de especial”, destaca.

No Pará, a situação não é diferente para a empreendedora Mariucha Morgado, dona da empresa de pequeno porte (EPP) Eti Mariquete, também especializada em doces. Mariucha conta que há alguns anos trabalha de modo diferenciado neste período, o que contribui para a organização financeira do negócio ao longo do ano. “Fazemos uma produção específica voltada para o tema e costumamos, com isso, registrar um diferencial bem significativo nas vendas”, afirma, revelando que registrou aumento de 10% das vendas durante a Semana Santa no ano passado, em relação à mesma época de 2015 e espera ampliar o faturamento ainda mais este ano.

Mariucha cita como um diferencial para o fortalecimento da produção o contato constante com o Sebrae, por meio de cursos de gestão e de reciclagem para os funcionários da empresa. Ela conta que já participou de três consultorias na instituição e conseguiu para seus funcionários vários tipos de capacitação.

Na Sweet By Sister, loja também localizada no Pará, a empresária Isabella Valle explicou que está ampliando a produção para este período. Isabella afirmou que a Páscoa é sempre especial para o negócio, pelo aumento de encomendas. “A expectativa sempre é grande e esperamos ampliar nossas vendas”, ressalta. Segundo consultores do Sebrae, apesar do forte desta época ser a venda de doces e chocolates, o feriado da Páscoa também é favorável para o incremento de outros negócios, como vinhos, pescados, azeites, ervas e brinquedos.

A pesquisa Os negócios promissores em 2017, realizada pelo Sebrae, aponta os negócios que terão maior chance de sucesso no ano, como: comércio de alimentos e bebidas, representação comercial, preparação de alimentos, comida preparada, restaurantes populares, lanchonetes, produtos de panificação, laticínios, doces, balas e semelhantes, refeições rápidas e similares. Confira a pesquisa no link:

http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/a315d30f98d8993b07dda11b82ec6f46/$File/7504.pdf

Orientações

O Sebrae possui uma lista de orientações para os pequenos empreendedores em período sazonais como este, sobre como melhorar a produção e aproveitar as oportunidades. Confira as dicas:

- Apresentar os produtos da forma mais vistosa possível;

- Avaliar o estoque e programar com antecedência a compra de ingredientes e o organograma de produção;

- Treinar a equipe, inclusive os funcionários temporários, para atender bem as necessidades do público;

- Usar artigos de decoração que remetam à época;

- Sempre que contabilizar o custo da mercadoria a ser vendida, incluir o valor da embalagem no preço final;

- Avaliar ações de divulgação e utilizar canais digitais e mídias sociais para aumentar as vendas e atingir um maior número de clientes;

-  Aproveitar o período para tentar fidelizar clientes.

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 2107-9117/9118

imprensa@sebrae.com.br

 

Para empreendedores

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0800 570 0800

 

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