Inovação

MDIC, Apex Brasil e Sebrae promovem imersão de startups na Argentina

15 startups receberão capacitação voltada para a internacionalização

O InovAtiva Brasil, realizado pelo MDIC em parceria com o Sebrae e a Apex Brasil, vão selecionar 15 startups para uma semana de imersão no ecossistema de inovação de Buenos Aires, entre os dias 7 e 13 de outubro. As startups selecionadas receberão mentoria e capacitação voltadas para a internacionalização e inserção no mercado argentino. As inscrições podem ser feitas no site www.inovativabrasil.com.br/argentina/.
 
Durante a missão, os empreendedores poderão apresentar seu negócio a investidores locais, receberão informações para soft landing e terão acesso a prestadores de serviços essenciais para a expansão de suas atividades no mercado argentino. As startups também terão a oportunidade de se relacionar com executivos de empresas brasileiras e argentinas e conhecer o ambiente de inovação de Buenos Aires.
 
A iniciativa faz parte de uma ação conjunta entre os governos brasileiro e argentino para aproximar os ecossistemas de inovação dos dois países. O Ministério da Produção da Argentina e a Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional apoiarão a realização da missão de startups brasileiras e realizarão missão de startups argentinas para São Paulo, também no mês de outubro.
 
Para o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, trata-se de uma oportunidade para os empreendedores brasileiros trocarem experiências e informações com seus parceiros argentinos.  “Os ecossistemas de startups desses dois países são complementares. O cenário brasileiro é bastante desenvolvido e as startups argentinas tendem a ter um grande alcance regional e global, pois desde cedo já olham para o mercado externo. Por isso, a parceria que estamos construindo com a Argentina para uma maior conexão entre nossos ecossistemas de empreendedorismo é extremamente benéfica. Estamos estimulando, desta forma, o surgimento de um número cada vez maior de startups com vocação global na nossa região”, disse.  
 
Segundo o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, é importante desenvolver o ecossistema de inovação brasileiro e estimular o processo de internacionalização como diferencial competitivo. “Temos trabalhado para derrubar as barreiras que dificultam o comércio entre os dois países irmãos, Brasil e Argentina, e ações como esta ampliam e impulsionam o potencial de exportação dos produtos brasileiros”, destaca Afif.
 
Cronograma
As inscrições se encerram em 31 de julho e a seleção das startups será feita no período de 1º a 18 de agosto. De 21 a 25 de agosto ocorrerá a validação do interesse das startups selecionadas em participar da missão. No dia 28 de agosto, será divulgado o resultado final.
 
A preparação das startups, que terá cinco semanas de duração, de 29 de agosto a 5 de outubro, contará com mentoria online com mentores brasileiros e com mentores residentes na Argentina, webinars com especialistas e acesso à plataforma Passaporte para o Mundo (Apex).
 
De 7 a 13 de outubro, as startups selecionadas participarão de treinamento de pitch em inglês; seminário de oportunidade; workshop de internacionalização; demoday para investidores; visitas técnicas (ecossistema de inovação); visitas a clientes e parceiros de negócios; e matchmaking com startups argentinas.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9117/9118
imprensa@sebrae.com.br

Para empreendedores
Central de Relacionamento Sebrae
0800 570 0800