Inovação

Especialistas internacionais debatem sobre as Indicações Geográficas e Marcas Coletivas

Evento será realizado esta semana, de 9 a 11, na sede do Sebrae/MG

A capital mineira será palco nesta semana de um dos mais importantes encontros voltados a debater a questão das Indicações Geográficas. Entre quinta (9) e sábado (11), acontece na sede local do Sebrae, o III Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas. A iniciativa tem como objetivo gerar negócios e promover a temática junto aos donos de pequenos negócios. O evento é resultado de uma parceria entre Sebrae, Organização Mundial da Propriedade Industrial (OMPI), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Instituto de Propriedade Industrial da França e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O Sebrae apoia as Indicações Geográficas desde 2002, conforme explica a diretora técnica e presidente em exercício do Sebrae, Heloisa Menezes. “As indicações geográficas são fundamentais para destacar a importância do processo de fabricação de produtos e seus ingredientes, fortalecendo a origem regional e o uso de elementos singulares da cultura e dos territórios. Esse mecanismo agrega valor ao produto final no posicionamento nos mercados, destacando suas diferenças e qualidade em relação a outros produtos genéricos”, defende Heloisa.

As Indicações Geográficas (IG) propiciam a valorização da região, dos produtores e de seus produtos, enquanto as marcas coletivas auxiliam produtos ou serviços no posicionamento de mercado. O evento abrigará painéis sobre o tema, entre os quais está o impacto das Indicações Geográficas no desenvolvimento regional, além de agendas de negócios e feira aberta ao público.

SERVIÇO:
• III Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas
9 e 10/8, a partir das 8h30, seminários técnicos
Sebrae Minas – Avenida Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada, Belo Horizonte.

• Dia 11/8, a partir das 9h, Feirinha Aproxima – Edição especial: Feira de produtos com registro de Indicação Geográfica e Marca Coletiva/Oficinas de degustação e Espaço de Alimentação
Parte externa do Museu Histórico Abílio Barreto -- Av. Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim, Belo Horizonte.