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Personalidade e consciência de marca são dicas de ouro de Caito Maia para empreendedores

Dono da maior marca de óculos escuros da América Latina, a Chilli Beans, o empresário compartilhou sua história de sucesso em live de encerramento da Semana do MEI
Por Da Redação
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“Saia da curva. Você só vai fazer a diferença, se você se posicionar e tiver a coragem de ter uma atitude diferente”. Esse foi um dos conselhos que o empresário Caito Maia, dono da marca de óculos Chilli Beans, compartilhou no início da noite desta sexta-feira (24), no encerramento da 15ª Semana do MEI. Com mais de 1300 lojas espalhadas em 22 países, e um faturamento que gira em torno de R$ 1,4 bilhão, o empreendedor acredita que ter consciência de marca é indispensável para o sucesso do negócio.

Maia afirmou que existe oportunidade de crescimento mesmo em setores consolidados. “Há 25 anos eu comecei a vender óculos escuros, só que pus uma roupagem diferente, um mix de produtos diferentes, vendedores diferentes, marca diferente, de um produto que já se vendia há cem anos. Ainda existem oportunidades e setores antigos e velhos que você pode rejuvenescer e fazer a coisa acontecer”, incentiva.

O gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Ênio Pinto, complementou que a experiência do consumidor precisa ser levada em consideração. “A gente vive hoje o que os especialistas chamam de era da experiência. O cliente quer continuar pagando o preço, mas quer receber valor”, comenta. Para Caito, a experiência física, em pontos de loja, é insubstituível e investir em profissionais para tornar esse momento memorável precisa ser considerado.

Ele conta que seus funcionários são capacitados, inclusive a marca Chilli Beans tem uma “faculdade” de varejo, que já produziu mais de 12 mil vídeos de treinamentos em formato curto, com linguagem simples e que podem ser acessados por um aplicativo no celular. Para Ênio Pinto, grandes marcas não trabalham com vendedores, mas sim “embaixadores, promotores, que são o diferencial e a figura crítica para o sucesso da marca”.

“Qualquer empresário tem a obrigação e a oportunidade de hoje parar o seu negócio e ver o quanto sustentável você pode ser e você que tá iniciando, aproveite para começar do zero e crescer sustentável, senão não vamos ter um futuro para os nossos filhos”, Caito Maia, dono da marca Chilli Beans.

Outro ponto que Caito Maia destacou foi que, apesar de o MEI começar, em geral, atuando em diversas áreas na sua empresa, é importante encontrar aquele ponto em que ele de fato é bom e dedicar sua energia ali. “Quando você acha o seu lugar na cadeia, o que você ama, tem paixão, ninguém te segura”, falou. Atualmente, Caito Maia é gestor da marca Chilli Beans; o que vende, não são óculos escuros, mas sim franquias. “Hoje, as lojas vendem 30% a mais na mão do franqueado do que vendiam na minha”, revela.

Ele ressalta que o modelo de franquia é uma alternativa para quem quer ter velocidade na expansão do negócio e indica o Sebrae como uma ferramenta que está no Brasil inteiro a favor do empreendedor. De acordo com o gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, são mais de 4.500 pontos físicos espalhados pelo Brasil, com um sistema de funcionamento ininterrupto.

Semana do MEI

De 20 a 24 de maio, a 15ª Semana do MEI teve uma série de atividades on-line, democratizando o acesso a informações sobre formalização, planejamento, gestão financeira e acesso ao crédito. Paralelamente às palestras com empresários e influenciadores reconhecidos nacionalmente, transmitidas ao vivo pelas redes sociais do Sebrae, a instituição também teve programação presencial em 2.413 municípios, abrangendo 43% do território nacional.

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