O Projeto Varejo Inteligente Conecta Brasil, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), vai promover o desenvolvimento de micro e pequenas empresas provocando uma mudança de mentalidade dos empresários e desmistificando a inovação para mostrar como a sua prática é possível no dia a dia dos pequenos negócios. O projeto está voltado a microempreendedores individuais, além de micro e pequenas empresas dos segmentos de comércio e serviços. A expectativa é atender 900 empresas na etapa de aceleração e 7 mil empreendedores na etapa aberta.
O presidente do Sebrae, Carlos Melles, explica que a ação será desenvolvida por meio de capacitações, workshops, consultorias individuais, oficinas práticas e eventos de conexões com as startups. “Inovar passou a ser uma exigência do mercado que está cada vez mais competitivo e em constante mudança. Não é mais uma questão de escolha ou tendência, mas um pré-requisito para sobrevivência de pequenas empresas”, comenta Melles. “Em um cenário de crise e de mudanças os mercados são altamente globalizados e competitivos. É preciso que os empreendedores saibam como se adaptar para seguir adiante”, acrescenta o presidente do Sebrae.
“Somente em 2022, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 72% dos quase dois milhões de postos de trabalho gerados no país. O setor de comércio e serviços corresponde a 50% desse montante de empresas, sendo que somente o segmento de serviços equivale a 30% e o comércio a 20%. Ofertar a esses micro e pequenos empresários a oportunidade de elevar a qualidade do seu negócio por meio da inovação, é crucial para o desenvolvimento econômico do país”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
O projeto vai mobilizar 30 Câmaras de Dirigentes Lojistas em todas as regiões do país, incluindo as entidades de capitais como São Paulo, Florianópolis, Vitória, Salvador, Porto Velho, Manaus, Recife, Goiânia e Palmas.
Como funcionará o Varejo Inteligente Conecta Brasil
Seguindo os moldes da edição mineira, o programa nacional será executado em quatro etapas, sendo a primeira, chamada Foco 1, voltada para a capacitação das CDLs. Neste processo, as entidades fizeram uma imersão, com carga horária total de 12 horas, cujo objetivo foi promover um alinhamento conceitual e discutir algumas práticas de inovação, com foco no trabalho da mentalidade para inovar e uso de métodos ágeis, especialmente o Design Thinking, que será a principal ferramenta do Projeto.
Na segunda etapa, denominada Foco 2, a atenção estará voltada para as trilhas de conteúdo, que são eventos on-line pensados para iniciar uma jornada de transformação das empresas, compartilhamento de conteúdos práticos e alinhados ao momento atual dos negócios. Os temas são escolhidos de acordo com as dores e desafios mais latentes, especialmente das pequenas empresas.
A terceira etapa, chamada Foco 3, promove a aceleração das empresas participantes. São promovidos workshops, oficinas, consultorias individuais para as micro e pequenas empresas e conexão com startups.
A quarta e última etapa, Foco 4, será um evento aberto ao público no modelo híbrido (presencial com transmissão on-line), onde são entregues os resultados do projeto, reconhecimento das CDLs, das micro e pequenas empresas e das startups mais engajadas.
No momento, o Varejo Inteligente Conecta Brasil está iniciando o Foco 2. A expectativa é que até o fim de março, tenha início o Foco 3, etapa de aceleração das empresas selecionadas.
Conexão Startup-Empresa
Nos focos 3 e 4, as startups iniciam a participação no projeto e farão conexões com as empresas participantes. “Após elencar os desafios destas empresas, as startups irão se inscrever para propor soluções de inovação de acordo com a dor/desafio que possuírem aderência. Concluído o processo, haverá um workshop preparatório e um evento de conexão promovendo a interação direta entre empresas e startups”, detalha o presidente da CDL/BH.
“Nacionalizar o projeto Varejo Inteligente Conecta, depois de muito aprendizado e validação, é uma forma de oportunizar para as MPEs e MEIs de todo o Brasil, a possibilidade de desmistificar a inovação, entender que não se trata só de tecnologia e que é possível aprender metodologias e ferramentas passíveis de aplicação em seus negócios de maneira recorrente. Assim, é possível melhorar resultados, mudar a mentalidade, e, de fato, implementar uma cultura de inovação independentemente do tamanho de sua empresa. Os empresários que passam por este processo aprendem como inovar e se tornam habilitados a enfrentar os desafios de forma diferente, criativa e inovadora”, afirma o gerente de inovação e tecnologia da CDL/BH, Marcelo Costa.
Como as empresas podem participar
O Varejo Inteligente Conecta Brasil é gratuito e será realizado em 12 meses. Podem participar MPE do setor de comércio e serviços, que estejam ativas na Receita Federal e Estadual, tenham sua sede e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica registrado nos estados participantes. As empresas selecionadas também devem ter faturamento anual máximo de até R$ 4,8 milhões (Micro e Pequenas Empresas). As inscrições e participação no projeto são gratuitas, sendo custeado pela CDL/BH e Sebrae Nacional. As inscrições vão até o próximo dia 24 de março, pelo site: https://varejointeligente.cdlbh.com.br/