ASN Nacional
Compartilhe

Mulher à frente da 1ª fazenda orgânica certificada de criações aquáticas vence o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Além das criações, Marcia Kafensztok vem trabalhando para transformar a Primar Aquacultura em um Instituto de Pesquisa em Aquacultura Estuarina
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

“Conhecimento é transformador, com conhecimento podemos chegar aonde quisermos”. A constatação é da empreendedora Marcia Kafensztok, da Primar Aquacultura, primeira fazenda de aquacultura orgânica certificada do país, localizada no litoral sul do Rio Grande do Norte. A empresária é vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022, na categoria Produtora Rural, em primeiro lugar no ranking nacional.

O encantamento com o poder de transformação do conhecimento faz parte da história de Márcia. A mulher conta que empreende desde os 15 anos, quando descobriu que o presente que queria dar ao namorado custava três salários-mínimos da época. “Era um livro. Quando pedi para minha mãe, ela se assustou com o valor. Eu não tinha muita noção financeira. Fui fazer bolsas, vendi a primeira para uma colega da escola. Depois, até a professora comprou. Em um mês, fiz a quantia que precisava para comprar o livro”, recorda.

Desde então, ela não parou. Fundou uma das maiores agências de design gráfico de Natal, com oito colaboradores. Tinha muitos clientes, inclusive fazia consultoria para o Sebrae. Até que a vida a surpreendeu com o falecimento do marido, o biólogo Alexandre Wainberg, há sete anos. Ele havia fundado a Primar e o negócio estava em crescimento. “Alexandre era muito bem relacionado no mercado, na Academia, com os funcionários. Eu tive que parar e conversar com todos os colaboradores para entender se eles conseguiam dar continuidade ao negócio, pois a minha área era outra”, diz.

Marcia então se dedicou a aprender tudo sobre aquacultura, buscou o apoio dos funcionários e aprendeu um pouco sobre cada processo da fazenda. Passada essa fase difícil, a empreendedora afirma que o conhecimento realmente foi decisivo para seu estabelecimento como mulher produtora rural. “Eu costumo dizer que sou design e aquacultora. Na verdade, a lição que fica é que podemos ser o que quisermos. Hoje, o conhecimento está aí em toda parte. Para as mulheres que querem empreender, a minha recomendação número um é que busquem conhecimento, procurem ajuda”, indica.

Sob o comando de Marcia, a fazenda Primar está direcionando os esforços para se tornar um Instituto de Pesquisa. Possui convênio com 18 universidades federais brasileiras, além do Consórcio Aquavitae com a União Europeia. “Recebemos estudantes de todos os cantos, possuímos alojamento e tenho orgulho em dizer que temos aqui um espaço para o desenvolvimento do conhecimento”, comemora a empresária. Além da produção de pescados (camarão, ostras e cavalo marinho) na Primar, a estrutura física e a equipe encontram um ambiente propício ao desenvolvimento de soluções inovadoras em aquacultura.

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Com objetivo de reconhecer, valorizar e dar visibilidade para negócios liderados por mulheres, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios acontece desde 2004. Ao longo desses anos, a iniciativa já impactou mais de 80 mil empreendedoras. Nesta edição, foram 3 mil mulheres participando da competição, que contou com etapas estaduais, regionais e nacional. A grande final premiou nove mulheres em três categorias: Pequenas Empresas, Microempreendedora Individual e Produtora Rural.