Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

ASN Nacional 06/08/22 às 10:36
Compartilhe

Das vendas informais à loja física de produtos naturais: conheça o perfil da fundadora da Semente do Bem

Por Da Redação
ASN Nacional 06/08/22 às 10:36
Compartilhe

Quem vê Aline Moutinho à frente do Empório Semente do Bem, em Macapá (AP), nem imagina os desafios que a empreendedora teve que passar para finalmente ter um negócio em expansão. Hoje, a fundadora da empresa tem 36 anos, mas o perfil empreendedor vem desde a adolescência, quando vendia chocolate na escola, ainda com 15 anos de idade.

Apesar de ter nascido em uma família em que diversos integrantes são funcionários públicos, a empresária nunca quis seguir a carreira. Seu primeiro negócio foi um restaurante focado em alimentação saudável, nicho que descobriu após ter uma gastrite e perceber que precisava mudar os hábitos alimentares. “Eu era caixa de banco privado e tinha uma rotina muito corrida. Ao buscar uma comida mais caseira, com ingredientes naturais, percebi essa lacuna no mercado da minha região”, relembra.

O Delícia Saudável, seu primeiro empreendimento, funcionava na garagem da sua mãe. Ela mesmo cozinhava, com auxílio de alguns cursos que fez na área. As mesas e cadeiras foram improvisadas e pouco sabia sobre gestão administrativa. Após seis meses de funcionamento, sua sócia e prima faleceu. Aline entrou em um processo de luto. Precisava recalcular a rota.

Mesmo com as dificuldades, a empresária não esmoreceu. Alugou um novo espaço, saiu do banco e se dedicou integralmente ao restaurante. Foi então que a vida trouxe mais uma surpresa: Aline engravidou e acabou se endividando. “Preferi vender o restaurante, mesmo que por um valor bem abaixo do que eu havia investido”, afirma. Em seguida, ela pensou em montar um empreendimento na área de bolos e confeitaria, mas encontrou dificuldades para comprar os insumos.

A hora da virada

Naquele momento, ela procurou o Sebrae, começou a estudar Gastronomia e focou na produção de bolos e doces com ingredientes naturais. Entre idas e vindas a São Paulo, onde comprava a maioria dos insumos, expandiu sua rede de relacionamento e decidiu abrir em Macapá (AP) a Semente do Bem. “O Sebrae me ajudou a não cometer os mesmos erros do passado. A planejar e executar melhor minhas ações. Eu fui muito assertiva ao montar um negócio que era pouco explorado na minha cidade”, comemora Aline, ao colher os resultados positivos.

Atualmente, a Semente do Bem registra um crescimento no faturamento. No último evento do qual participou, a Naturaltech, maior feira de produtos naturais da América Latina, a empreendedora teve oportunidade de fazer novos contatos, fechar parcerias e aumentar a visibilidade dos produtos de fabricação própria. “Quem erra e desiste nunca acerta. O segredo é aprender com os erros e continuar”, indica Aline.

Gostou da história da Aline? Você pode conhecer mais sobre a trajetória da empreendedora e de outros brasileiros aqui.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas