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Vitrine Sebrae Startups visa ampliar a visibilidade de startups para todo o Brasil

Startups do segmento de Governo e Poder Público e Impacto Socioambiental já podem ser acessadas na vitrine
Por Redação
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O Sebrae acaba de lançar a Vitrine Sebrae Startups, uma plataforma que permite que startups apresentem suas soluções a investidores, parceiros estratégicos e potenciais clientes, oferecendo acesso direto aos contatos, perfis e descrições detalhadas dos produtos ou serviços oferecidos.
As startups que se cadastrarem na plataforma Sebrae Startups [sebrae.com.br/startups] passarão por uma curadoria técnica, garantindo que apenas as melhores soluções sejam expostas na solução. Atualmente, o trabalho de 680 startups já estão disponíveis para consulta na Vitrine. Inicialmente, os segmentos disponíveis são Governo e Poder Público e Impacto Socioambiental. Os demais setores estão em processo de curadoria e serão adicionados em breve.

“É uma grande entrega do Sebrae para o ecossistema. Temos uma base de 12 mil startups e a Vitrine é uma forma de mostrar essa base para o Brasil e para o mundo, que poderá enxergar essas startups que estão no nosso País”, comemora Paulo Puppin, coordenador de inovação do Sebrae Nacional.

“A Vitrine é uma iniciativa crucial para conectar startups inovadoras a investidores, parceiros estratégicos e potenciais clientes. Ao oferecer uma curadoria técnica rigorosa e visibilidade qualificada, a plataforma garante que as melhores soluções alcancem o mercado com mais facilidade e eficiência”, complementa Alexandre Souza, gerente de Inovação do Sebrae SC.

Mapeamento do ecossistema de startups

Em 2023, foram mapeadas 11.327 startups em todo o país para a criação do Startups Report Brasil 2023. De acordo com o estudo, 32,95% estão na região Sudeste, 29,32% na região Sul e 25,77% na região Nordeste, que segue se destacando com negócios inovadores e em expansão. Por fim, as regiões Norte e Centro-Oeste, que ocupam a quarta e quinta posição, respectivamente, com 6,86% e 5,10% empresas.

Na comparação com 2022, quando o Sebrae atendeu 7.777 startups, houve um aumento de 31,34% no mapeamento das startups em relação ao ano anterior, e o modelo de negócio mais utilizado continua sendo o B2B, representando 59,46%. Entre os principais segmentos da economia atendidos, estão Tecnologia da Informação (22,31%), Saúde e Bem-Estar (13,44%) e Educação (13,06%).

O relatório reforça a necessidade de ações afirmativas para corrigir a desigualdade de gênero no ecossistema, já que apenas 8,65% das startups são lideradas por mulheres. Esse dado reforça a importância de iniciativas que incentivem a participação feminina no empreendedorismo.

“Com a Vitrine Sebrae Startups e o Startups Report Brasil 2023, o Sebrae reafirma seu compromisso em fortalecer o ecossistema de inovação e apoiar as startups brasileiras na conquista de novos mercados e no desenvolvimento de soluções que impactem positivamente a sociedade”, afirma o gerente de Inovação do Sebrae Nacional, Paulo Renato.

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