Está marcada para o dia 16 de março a 10ª edição do Startup Day, uma ação projetada para impulsionar o ecossistema inovador brasileiro, bem como ampliar o acesso ao conhecimento para empreendedores. Idealizado pelo Sebrae Startups, o evento é realizado com a colaboração de palestrantes, apoiadores voluntários do ecossistema de startups de todos os 26 estados e do Distrito Federal, somando mais de 960 mil voluntários. Pelo menos 140 municípios brasileiros vão participar este ano.
Sempre focando em colaboração, o movimento realiza, em diversas cidades, eventos com conteúdo técnico, programação diversificada, com o apoio de palestrantes de destaque na temática de empreendedorismo e inovação. “O movimento mobiliza o país para a inovação. O Sebrae, como sexta marca mais forte do Brasil, consolida o Startup Day como um movimento de apoio a uma rede pelo empreendedorismo. Isso representa mais oportunidades e renda. O empreendedorismo, quando tem apoio, consegue alcançar ainda mais a missão de distribuir renda, com inclusão”, diz Décio Lima, presidente do Sebrae.
Ele recorda ainda a importância de outras iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pela instituição, como o Brasil Mais Produtivo, feito em parceria com o governo federal. “Em parceria com o programa de neoindustrialização, liderado pelo presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin, estamos investindo R$ 2 bilhões para mobilizar até 200 mil empresas em uma jornada de produtividade e transformação digital”, acrescenta.
O Startup Day é direcionado a startups em todos os estágios de maturidade, desde aquelas que estão na fase de curiosidade até as que buscam escalar seus negócios. Atendendo a uma variedade de perfis de empreendedores e empresas em diferentes pontos de suas jornadas, os estágios definidos pelo Sebrae Startups incluem:
- Curiosidade – pessoas iniciando sua jornada empreendedora, aprendendo conceitos de inovação e startups;
- Ideação – empreendedor potencial lapidando uma ideia de negócio;
- Validação – uma startup trabalhando em direção ao encaixe entre Problema e Solução, validando MVPs enquanto busca clientes pagantes;
- Tração – empresa com um portfólio estável de clientes pagantes, consistentemente melhorando sua operação em direção à previsibilidade de receita e ao encaixe entre Produto e Mercado;
- Crescimento – empresa em crescimento consistente após o encaixe entre Produto e Mercado, otimizando a gestão para acelerar vendas e escalar o negócio;
- Escala – scale-up crescendo 100% ou mais ao ano, buscando diversificação e consolidação.
Em 2023, o movimento contou com quase 16 mil participantes, distribuídos em 110 municípios. “Ano passado superamos os números das últimas quatro edições, o que já é uma conquista. O Startup Day sempre foi cocriado com o engajamento de palestrantes voluntários e a colaboração de todos os atores do ecossistema. Queremos, já nesta edição, reforçar a importância da participação de outras entidades, associações e demais atores que possam contribuir com conteúdo que fomentem a inovação e o empreendedorismo no Brasil”, reforça Cristina Mieko, gestora do Sebrae Startups.
Os participantes poderão participar de workshops, mesas-redondas e palestras, além de terem oportunidade de fazer networking com pessoas chave do ecossistema local de inovação. Para participar do Startup Day 2024 é necessário verificar o evento mais próximo de sua cidade e fazer a inscrição. Para mais informações acesse o site neste link.
Startup Day 2024
Quando: 16 de março, o dia inteiro
Confira aqui a programação.
Sobre
O Sebrae Startups é uma plataforma que agrega iniciativas de capacitação, conexão e fortalecimento de empresas em early stage para fomentar o empreendedorismo inovador em todo o Brasil. O novo projeto engloba a capilaridade e a força da marca Sebrae para criar a maior rede de startups da América Latina. O objetivo da plataforma é desenvolver o setor tecnológico em todas as regiões do país.