ASN Nacional
Compartilhe

Sequestro de carbono x descarbonização: o que significa cada conceito

Sétima matéria da série Glossário Agenda Climática mostra a diferença entre termos relacionados à COP30
Por Rafael Baldo
ASN Nacional
Compartilhe

A sétima matéria da série Glossário Agenda Climática mostra a diferença entre sequestro de carbono e descarbonização. Esses e outros termos são explicados para os pequenos negócios conhecerem e se prepararem para a COP30, em Belém (PA).

Sequestro de carbono é o processo de remoção de dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera e de armazenamento em reservatórios naturais ou artificiais para mitigar as mudanças climáticas. Os meios naturais são conhecidos como “soluções baseadas na natureza” (NBS – nature based solutions), como hortas comunitárias e corredores ecológicos, e as soluções tecnológicas, como captura e armazenamento de carbono (CCS – Carbon Capture and Storage).

Já a descarbonização é o processo de redução ou eliminação das emissões de carbono, especialmente dióxido de carbono (CO₂), associadas a atividades econômicas e aos sistemas de energia. O objetivo é reduzir o impacto das mudanças climáticas e alcançar a neutralidade de carbono. Nesse sentido, fala-se tanto em “descarbonização da economia” quanto na promoção da “economia de baixo carbono”.

As principais estratégias de descarbonização são a substituição de energia a partir de combustíveis fósseis por energias renováveis (solar, eólica, hidrelétrica), a adoção de veículos elétricos e o transporte público movido à energia renovável, a captura e armazenamento de carbono (CCS – Carbon Capture and Storage) por florestas e áreas verdes, a eficiência energética em indústrias e edifícios.

Agenda Climática

Esta matéria integra a série de reportagens da ASN sobre o Glossário Agenda Climática, iniciativa do Sebrae que busca traduzir termos-chave, esclarecer conceitos, expressões e informações relevantes no universo da agenda climática.

Na visão do Sebrae, a melhor compreensão sobre esta pauta transversal contribui para a adaptação dos pequenos negócios e da sociedade aos desafios advindos das mudanças climáticas, impulsionando a economia verde e modelos de negócios sustentáveis em diversos setores.

O Sebrae na COP30

O Sebrae lidera movimento para posicionar as micro e pequenas empresas no centro da inovação sustentável. Com a abordagem da inclusão, levará à COP30 soluções inovadoras de MPEs que contribuem com a transição para a economia verde.

  • carbono
  • COP30
  • Sustentabilidade