O Sebraetec, programa criado há mais de 20 anos, tem se tornado uma importante ferramenta para quem deseja conquistar o mercado internacional. Isto porque a iniciativa possibilita o acesso a diferentes certificações que os países exigem para que os produtos estrangeiros cheguem aos seus territórios. Consultorias para adequação de produtos orgânicos, gestão de qualidade, gestão ambiental, segurança dos alimentos, Globalgap, Koshere Halal são apenas algumas das licenças disponíveis para quem acessa o programa do Sebrae e deseja exportar.
Somente em 2023, o programa que viabiliza aos pequenos negócios o acesso a serviços tecnológicos para inovação por meio da melhoria de processos, produtos e serviços atendeu mais de 73 mil empresas com um investimento de cerca de R$ 413 milhões – o maior volume de recursos desde o início do programa. Toda essa preparação tem gerado resultados positivos, de acordo com pesquisa qualitativa com quem passou pelas consultorias: 60% dos pequenos negócios atendidos aumentaram o faturamento; 79% obtiveram retorno do investimento; 85% melhoraram a qualidade dos produtos e serviços; e 73% reduziram custos.
“Essas certificações, além de atestarem um bom nível de qualidade e de adequação de produtos e serviços, certamente são a porta de entrada para acessar mercados internacionais. O Sebraetec não prospecta mercado externo para o empresário na exportação, para isso há outras ações no Sebrae, mas ajuda a estar pronto para esta nova etapa”, explica o gestor nacional do Sebraetec, Arthur Carneiro.
Com quase 80 anos no mercado, a Primor é uma indústria catarinense que atua na produção de purês, balas e doces e de frutas orgânicas e tradicionais, principalmente de banana, uva e de goiaba. Os produtos já estão em 26 países e as últimas renovações de certificações conquistadas pela empresa, em 2023, foram por meio do Sebraetec (Orgânicos e SEDEX-SMETA).
“A experiência com o Sebraetec agregou bastante para nós. Já exportávamos, mas, no final de 2022, percebemos uma tendência de clientes, tanto de exportação, quanto do mercado interno, com a exigência da certificação do SEDEX-SMETA, que se baseia nas normas e convenções trabalhistas locais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e conquistamos ela em 2023 por meio do programa”, diz a analista da Garantia da Qualidade e Certificações, Isabel Salau. “Recomendamos que as empresas parceiras usem os serviços que o Sebrae tem disponível, o suporte da área técnica e da área comercial sempre foi excelente”, completa a analista.
Novos mercados
De norte ao sul do país, o Sebraetec tem apoiado as empresas na melhoria dos seus processos. Outro exemplo é a Biozer da Amazônia com os produtos Simbioze, marca de cosméticos naturais e veganos nativa da região Amazônica. O negócio foi criado em 2017 pelos sócios Domingos Amaral Neto e Danniel Pinheiro.
Por meio do Programa, a empresa obteve as certificações Halal e Ecocert. Dessa forma, conseguiu entrar em alguns países e elevar o nível de maturidade da marca. “Fomos a primeira marca no segmento de cosméticos naturais amazônicos com a certificação Halal, que atesta que o processo produtivo respeita e estimula a ética e a cultura do consumidor”, explicou Danniel. “Ecocert, por sua vez, comprova que a composição dos produtos é baseada em ingredientes naturais. Já são sete produtos que têm esse selo”, completou.
Depois das certificações, a empresa passou a realizar exportações para os Estados Unidos, Canadá, Australia, Chile e Israel. “Conseguimos comprovar todo um trabalho de qualidade que se inicia dentro da floresta, com rastreabilidade de todos nossos insumos, e que certifica uma negociação justa junto às comunidades extrativistas, para que, dessa forma, possamos desenvolver um produto com valor agregado e com diferencial para o mercado internacional”, contou Danniel Pinheiro.
Saiba mais
O Sebraetec tem uma rede de prestadores de serviços de tecnologia e, de acordo com a sua necessidade, promove o acesso a soluções inovadoras e acompanha todas as etapas para assegurar os melhores resultados. O programa contempla mais de 200 produtos, divididos em quatro eixos: desenvolvimento tecnológico, design, produção, qualidade e sustentabilidade. Em geral, cerca 70% dos custos das consultorias são subsidiados pelo Sebrae (os valores podem oscilar entre estados).
No ano de 2023, as consultorias mais procuradas no programa Sebraetec incluíram comunicação visual, inserção e aprimoramento em ambientes digitais, otimização de processos, design de ambientes, rotulagem e informações nutricionais, melhoramento genético na pecuária, implementação de práticas Lean e gestão da qualidade.
Para saber como acessar os serviços do Sebraetec, procure o Sebrae mais próximo ou acesse https://www.sebrae.com.br/sebraetec .