ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Sebrae reforça o tema da sustentabilidade, da inovação e no combate à fome na Expo 2025

Em Osaka (Japão), o presidente do Sebrae, Décio Lima, participa da abertura do Pavilhão Brasil junto com ApexBrasil
Por Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

O Sebrae participa da abertura do Pavilhão Brasil na Expo 2025, em Osaka (Japão), junto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e reforça o potencial do país para o mundo por meio dos pequenos negócios. Com o programa Inova Biomas, a instituição mostra que é possível gerar emprego e renda com responsabilidade e compromisso com o meio ambiente.

Atualmente, somente o programa Inova Amazônia já atendeu 409 empresas e 660 ideias em nove estados diferentes, somando mais de 880 projetos. Com abrangência nacional, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a bioeconomia e fomentar o crescimento com inovação aliada à conservação ambiental.

“O país com seus seis biomas – Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa – gera oportunidades para os pequenos negócios do país, que são 95% das empresas do Brasil. Os pequenos negócios são parte da engrenagem de desenvolvimento do país. Essas empresas geram emprego, inclusão, renda, inovam, valorizam a nossa cultura e permitem a construção de um planeta sustentável. Além disso, o empreendedorismo vem sendo aliado na Aliança Global contra a Fome, mostrando-se uma alternativa real para milhões de pessoas que vivem na informalidade”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Pequenos negócios no Japão

No Japão, as pequenas e médias empresas (PME) representam 99,7% de todas as empresas e cerca de 70% dos trabalhos gerados. “Como no Brasil, os pequenos negócios são maioria no Japão e, por isso, precisamos reforçar a participação desse importante aliado na COP 30”, acrescenta Décio Lima.

Expo Osaka

2025 marca a celebração dos 130 anos de relações diplomáticas entre Japão e Brasil. O Japão é um dos principais parceiros do Brasil na Ásia k – o 9º principal destino das exportações brasileiras e o 12º maior investidor no território brasileiro. Esse vínculo também se apoia nos laços humanos e culturais históricos. Atualmente, cerca de 2,7 milhões de descendentes de japoneses vivem no Brasil e cerca de 210 mil brasileiros residem no Japão.

Esse intercâmbio humano especial fortaleceu os laços entre os dois países, que compartilham também o interesse em fortalecer a cooperação em ciência, tecnologia e inovação, além de ampliar o comércio e os investimentos (Fonte: ApexBrasil).

Serviço

Abertura Expo Osaka – Pavilhão do Brasil
Quando: dia 13, às 9h30 (horário Japão)
Contato: Assessoria de Imprensa Sebrae Nacional – 61 99242-1950
Andréa Sekeff – 61 98131 9945

  • desenvolvimento sustentável
  • Inova Biomas