ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Sebrae realiza capacitação para agentes locais de inovação rural

O evento apresentou novas soluções de inovação para o aperfeiçoamento da gestão dos negócios no campo
Por Erika Andrade
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

A regional do Sebrae em Bacabal foi o local escolhido para sediar, na última semana, a capacitação estadual dos agentes locais de inovação rural – ALI Rural. Participaram do evento coordenadores, consultores e ALIs de todo o Maranhão do segmento rural. Durante o encontro, os agentes conheceram o atual status do programa no estado, tiveram acesso aos trâmites para consultorias, ao portfólio Sebrae para o Agro e ao Projeto Agronordeste.

A capacitação contou com a participação do Gestor Nacional do ALI Rural, Victor Ferreira, que destacou o trabalho dos agentes no Maranhão:

“Estamos participando desse evento para mostrar como o Sebrae tem aplicado, junto com os agentes, todas as soluções que temos para os pequenos negócios. Na área rural, desde 2021, o Maranhão vem se destacando na aplicação da jornada do ALI Rural para que tenhamos impactos positivos na produtividade, no faturamento e na implementação de soluções de inovação do pequeno negócio rural. Por isso, é importante, também, a gente mostrar outras soluções, como o Guia do Campo, um aplicativo para o pequeno produtor rural usar no aperfeiçoamento da gestão do seu negócio” pontuou Victor Ferreira.

-

Durante o evento, os agentes receberam orientações, tiraram dúvidas e participaram de mesa redonda moderada pelo consultor Olavo Geroni. “O encontro de gestores com agentes locais de inovação foi salutar para discutir o atual momento desse grande projeto que o Sebrae Maranhão tem implantado na área do Ali Rural. Fizemos mesa redonda para discutirmos as partes integrantes das cadeias produtivas atendidas, onde os profissionais que atuam nessas áreas puderam externar seus anseios e dificuldades enfrentadas. Enfim, esse debate é gerado para a construção do projeto a nível de futuro, para que possamos mensurar resultados cada vez melhores e de forma sustentável”, afirmou Olavo de Geroni.

O ALI é um parceiro do produtor que, dentro de suas funções, realiza o diagnóstico, apresenta soluções e acompanha a aplicabilidade das mesmas pelo produtor rural ou empresário, trabalhando assim, diversos setores de um produto.

“Através do programa ALI, podemos trabalhar na melhoria do processo produtivo, no marketing e venda, no faturamento e controle gerencial de um produtor ou negócio. Temos visto através das ferramentas do programa, por exemplo, pequenos empreendimentos que melhoraram seu faturamento em até 150 %”, destacou a ALI, Débora Carvalho, ressaltando que as metodologias são aplicadas de acordo com a realidade do pequeno produtor e trazem bons resultados. “A nossa perspectiva é que a gente tenha cada vez melhores resultados e que o programa ALI torne-se uma referência no Maranhão”, complementou a agente.

A capacitação

O primeiro dia de capacitação em Bacabal terminou com a visita ao produtor rural Manoel Pinto. “Propomos inovações tecnológicas ao seu Manoel, como a criação de um biodigestor, possibilitando à propriedade ter sua reserva de energia, através do gás produzido pelo equipamento”, explica a ALI rural, Luciana de Paula, comentando que foi sugerida, também, a criação de um biofertilizante usado nas plantações que, também, pode ser comercializado. “Essas duas inovações trouxeram benefícios diretos para a melhoria de renda e qualidade de vida da família e dos negócios do seu Manoel”, concluiu Luciana.

-

A capacitação dos agentes locais de inovação rural proporcionou a troca de informações e aprendizados, como avalia o gerente regional do sebrae em Bacabal, Adalberto Fraga. “Criamos um ambiente favorável para integração entre os ALIs, na medida em que compartilharam experiências, estratégias de atuação e busca de melhorias na execução da metodologia, promovendo, sobretudo, o fortalecimento da rede estadual de agentes locais de inovação”, garantiu ele.

Ao final da capacitação, os participantes receberam certificados e seguiram para seus territórios onde irão aplicar os novos conhecimentos no atendimento aos produtores rurais de suas respectivas regiões, possibilitando-lhes subsídios para uma produção de melhor qualidade, com rentabilidade e aumento de competitividade no mercado.

-

-